MATRÍCULAS

Receba informações

Vestibular

Unesp divulga Manual do Candidato 2021: confira as novidades

Por Curso Etapa em 13/10/2020
A Unesp divulgou o Manual do Candidato 2021 e os estudantes devem ficar atentos às novidades desta edição.

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou o Manual do Candidato 2021 no dia 1º de outubro e o documento traz novidades em relação às edições anteriores.

Devido à pandemia da Covid-19, a instituição realizou mudanças na estrutura do próximo vestibular para garantir a segurança de todos os candidatos durante a aplicação das provas.

 

Confira a seguir os principais destaques do Manual do Candidato 2021 da Unesp:

Período de inscrições

As inscrições para o vestibular da Unesp poderão ser feitas até o dia 27 de novembro de 2020. A taxa de inscrição é de R$ 170 e o pagamento deverá ser realizado até o dia 30 de novembro.

 

Oferta de vagas

Em 2021, a Unesp oferecerá 7.630 vagas, sendo 3.801 por meio do Sistema Universal (SU) e 3.829 vagas pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP). Dentro do grupo SRVEBP, 35% das vagas serão destinadas aos candidatos autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI).

 

Prova da primeira fase: conhecimentos gerais

Para evitar aglomerações nos locais de exame devido à pandemia da Covid-19, os candidatos que farão a primeira fase do próximo vestibular da Unesp serão divididos em dois grupos. No dia 30 de janeiro de 2021, a prova de conhecimentos gerais será aplicada para os estudantes das carreiras de Ciências Biológicas. Já no dia seguinte, 31 de janeiro de 2021, será a vez dos vestibulandos de Ciências Exatas e de Humanidades fazerem o exame. Fique atento, pois essa data coincidirá com o segundo dia do Enem digital.

Os candidatos de todas as carreiras terão cinco horas para resolver a primeira fase.

Com relação à estrutura das provas, a Unesp manteve o formato das edições anteriores. No total, serão 90 questões de múltipla escolha, distribuídas em três eixos temáticos:

  • Ciências Humanas: 30 questões sobre Filosofia, Geografia, História e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e Matemática: 30 questões sobre Biologia, Física, Matemática e Química;
  • Linguagens e Códigos: 30 questões sobre Arte, Educação Física, Inglês, Língua Portuguesa e Literatura.

 

Provas da segunda fase: conhecimentos específicos

A segunda fase, que consiste em uma prova de conhecimentos específicos, foi reduzida de dois dias para apenas uma única data. No dia 28 de fevereiro, os estudantes terão cinco horas para escrever uma Redação e responder 60 questões de múltipla escolha, ao invés das tradicionais perguntas dissertativas.

 

Provas de habilidades específicas (Arquitetura, Artes, Design e Música)

As provas de habilidades específicas, que são complementares no caso dos candidatos das carreiras de Arquitetura e Urbanismo, Artes, Design e Música, serão realizadas entre os dias 18 de fevereiro e 7 de março de 2021. Nesse caso, leia o Manual do Candidato com atenção, pois as provas ocorrerão de forma virtual ou presencial, nas cidades de Bauru e São Paulo, conforme o curso escolhido.

 

Conheça mais o Curso Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades