Alunos do Colégio Etapa conquistaram oito condecorações no Torneio Virtual de Química (TVQ) 2020, sendo duas medalhas de prata, três de bronze e duas menções honrosas na modalidade individual, além de uma medalha de bronze na premiação por equipe.
Devido à pandemia da Covid-19, o TVQ 2020 ocorreu pela primeira vez de forma integralmente on-line e foi dividido em três etapas: a primeira fase foi realizada entre os dias 9 de agosto e 5 de setembro, enquanto as provas da segunda etapa foram aplicadas entre os dias 20 de setembro e 17 de outubro.
Nas duas primeiras fases do TVQ, os estudantes formaram grupos de até três membros para resolver as questões, as quais exigiram consultas em referências bibliográficas especializadas e discussões abrangentes com os professores orientadores.
Os melhores grupos se classificaram para a terceira e última fase, que foi realizada nos dias 5 e 6 de dezembro de 2020. Nessa etapa, os estudantes competiram individualmente e precisaram resolver uma prova composta por quatro questões, a qual definiu a classificação geral dos medalhistas.
Com esses resultados, nossos alunos concorrerão a uma vaga na fase final da Olimpíada de Química de São Paulo (OQSP), que está prevista para ocorrer em junho de 2021.
Confira a relação dos alunos medalhistas no Torneio Virtual de Química 2020:
Premiação por equipes
- Fernando Henrique Garcia, Luiz Felipe Giareta Schmitt e Pedro Sales Toro Alonso – medalha de bronze.
Premiações individuais
- Enzo Pereira da Cunha – medalha de prata;
- Matheus Gallerani da Conceição – medalha de prata;
- Eduardo Esteves Souza Dias – medalha de bronze;
- Fernando Henrique Garcia – medalha de bronze;
- Pedro Sales Toro Alonso – medalha de bronze;
- Erik Matsuda Serikava – menção honrosa;
- Luiz Felipe Giareta Schmitt – menção honrosa.
Sobre o Torneio Virtual de Química
Criado em 2009, o TVQ é uma iniciativa dos estudantes dos cursos de Engenharia Química e de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O principal objetivo do torneio é fomentar o estudo da Química entre os estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, estimulando a iniciação científica e o desenvolvimento de novas habilidades, como o trabalho em equipe, por exemplo.