Alunos do Colégio Etapa conquistaram nove premiações no Torneio Brasileiro de Física (TBF) 2023, realizado entre os dias 29 de março e 5 de abril em João Pessoa, na Paraíba. No total, eles receberam uma medalha de ouro, duas de prata e seis menções honrosas.
Com esse resultado, três de nossos alunos foram selecionados para participar de competições internacionais. Murilo de Andrade Porfirio irá disputar a Olimpíada Internacional de Física (IPhO), Gabriel Mazili Pedroza integrará a delegação brasileira da Olimpíada Europeia de Física (EuPhO) e Arthur Jiun Wei Hwang representará o nosso país na Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF).
Delegação do Colégio Etapa Valinhos para o TBF 2023
Além de uma prova teórica e uma experimental, o torneio contou com sessões de moderação, nas quais os participantes tiveram a oportunidade de contestar as pontuações recebidas durante o processo avaliativo, caso achassem necessário, após comparar a correção dos exercícios com o gabarito comentado.
“Uma das questões propostas pelo TBF 2023 abordou a modelagem física envolvida no gol de falta marcado pelo lateral-esquerdo Roberto Carlos durante um amistoso entre Brasil e França em 1997”, conta Bruno Albuquerque, professor de Física do Colégio Etapa.
Delegação do Colégio Etapa Vila Mariana e do Colégio Etapa Vila Mascote para o TBF 2023
Confira a seguir a relação dos nossos alunos premiados no TBF 2023:
- Murilo de Andrade Porfirio – medalha de ouro;
- Arthur Jiun Wei Hwang – medalha de prata;
- Gabriel Mazili Pedroza – medalha de prata;
- Fábio Kenzo Moreira Hara – menção honrosa;
- Lucas Zanoni Davoli – menção honrosa;
- Mateus Maciel Vivaldi – menção honrosa;
- Matheus Neme Campos Brustelo – menção honrosa;
- Roberto Crepaldi Neto – menção honrosa;
- Vanessa Nanami Furukawa Ohara – menção honrosa.
Sobre o Torneio Brasileiro de Física:
Organizada pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a competição é destinada a jovens que se destacaram em outros torneios da disciplina, sendo considerada a última fase das Seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Física (SOIF).
Participaram do TBF 2023:
- Os estudantes que se destacaram na Olimpíada Brasileira de Física (OBF) 2021 ou na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) 2021 e que se classificaram por meio das provas seletivas para as competições internacionais da disciplina;
- Os 10 estudantes da 2ª série do Ensino Médio de escolas privadas que tiveram o melhor desempenho na prova teórica da terceira fase da OBF 2022;
- Os 15 estudantes da 2ª série do Ensino Médio de escolas públicas com as melhores notas na prova teórica da terceira fase da OBF 2022.
O torneio tem o propósito de despertar o interesse dos estudantes pela Física e proporcionar aos participantes experiências semelhantes às oferecidas pelas olimpíadas internacionais mais conceituadas do mundo.