Alunos do Colégio Etapa foram premiados na RoboCup 2023, considerada a maior competição de Robótica e Inteligência Artificial do mundo. O evento ocorreu entre os dias 4 e 10 de julho, na cidade francesa de Bordeaux, e reuniu 2,5 mil competidores de 45 países.
A equipe Momentum Robotics, formada pelos alunos Fernando Nakazone Tamashiro, Fernando Seiji Amaral Nishio, Filipe Jum Segui, Gabriel Mazili Pedroza e Ricardo Azevedo Braga, conquistou o 3º lugar na categoria RoboCup Junior OnStage, cujo intuito era realizar uma performance na qual humanos e máquina interagissem entre si.
Os jovens foram selecionados para o torneio após conquistarem o 1º lugar na Competição Latino-Americana de Robótica (LARC) 2022, que ocorreu em São Paulo.
A competição
Nossos alunos utilizaram a criatividade para simular um comercial que demonstrava as qualidades de Maria — a robô desenvolvida por eles. Durante a apresentação , dois integrantes do time interagiram com ela, enquanto a máquina demonstrava suas habilidades de compreensão, detecção facial e resolução de cálculos matemáticos.
Ricardo Azevedo Braga, Gabriel Mazili Pedroza, Fernando Seiji Amaral Nishio, Filipe Jum Segui e Fernando Nakazone Tamashiro, integrantes da equipe Momentum Robotics.
“O projeto utilizou ferramentas de modelagem 2D e 3D, e a programação do robô foi feita a partir de Inteligência Artificial para detecção de faces, vozes e caracteres. Essa conquista em uma competição internacional é importantíssima para o currículo acadêmico dos nossos alunos, pois reforça o compromisso deles com a área de tecnologia”, explica Raphael Correia, professor de Robótica do Colégio Etapa.
Antes de alcançar esse resultado, a equipe precisou lidar com um imprevisto poucos dias antes do torneio. “Nosso robô foi extraviado durante a conexão do voo na Espanha. Tentamos negociar com a companhia aérea por dois dias e só conseguimos recuperá-lo na véspera da abertura da RoboCup 2023. Por isso, tivemos menos de 20 horas para preparar a nossa primeira apresentação”, relembra Correia.
A equipe do Colégio Etapa com os robôs desenvolvidos para a RoboCup 2023.
Trabalho em conjunto
Além da performance na modalidade OnStage, os alunos do Etapa também participaram de um desafio chamado Superteam, no qual precisaram realizar atividades em conjunto com equipes de outros países — nesse caso, eles colaboraram com times da Coreia do Sul e da Itália.
Enriquecimento cultural
Durante sua estadia na França, os alunos do Colégio Etapa tiveram a oportunidade de conhecer melhor a arquitetura e a cultura local. Eles visitaram pontos turísticos como o Museu das Belas Artes de Bordeaux e o prédio da prefeitura. Além disso, frequentaram diversos parques e puderam experimentar a culinária local.
Nossos alunos exibem o troféu da competição, ao lado de Raphael Correia (esquerda) e Hellynson Lana (direita), professores de Robótica do Colégio Etapa.
Sobre a RoboCup:
A primeira edição da RoboCup ocorreu em 1997, no Japão. Na época, o propósito do torneio era desenvolver uma equipe de robôs capaz de vencer os campeões da Copa do Mundo de futebol humano até 2050.
Contudo, com o passar do tempo, a competição se tornou uma iniciativa científica internacional que visa promover o interesse de estudantes pela Robótica e divulgar conhecimentos de Eletrônica, Internet das Coisas, Mecânica e Mecatrônica.