University of Pennsylvania (UPenn)
Apaixonado por Robótica e por programação, Rafael Gehrke, 17 anos, foi aprovado na University of Pennsylvania (UPenn), onde pretende estudar Engenharia Mecânica e Eletrônica. Enquanto aguarda a viagem para os Estados Unidos em agosto, está cursando Engenharia de Computação na Universidade de São Paulo (USP) e dando aulas de Robótica no Colégio Etapa Valinhos, onde estudou em todo o Ensino Médio.
Natural de Porto Velho (RO), o estudante veio com a mãe para o Estado de São Paulo com o intuito de "fazer um Ensino Médio forte". Sonhava entrar em uma universidade de renome como a USP ou a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mas achava que era algo distante.
Já no 1º ano, tomou conhecimento das olimpíadas científicas de Física e de Robótica, que logo viraram a sua paixão. Ganhou medalhas nas duas competições e ainda em olimpíadas de Matemática e de Astronomia.
As aulas preparatórias para as olímpiadas e a participação em diferentes competições de Robótica foram conciliadas com os estudos para o vestibular e, em especial, para o application - termo utilizado para se referir, em especial, ao processo de candidatura das universidades americanas e canadenses.
Além da USP e da Unicamp, o ex-aluno do Colégio Etapa foi aprovado na UPenn, considerada uma das melhores universidades do mundo.
University of Pennsylvania (UPenn)
Nos planos de Rafael Gehrke, estão as graduações em Engenharia Mecânica e Eletrônica na UPenn, além de um mestrado e um doutorado na área de Robótica e de cursos complementares de Negócios. "Quero voltar depois para o Brasil e criar uma startup ou trabalhar com pesquisa", diz.