MATRÍCULAS

Receba informações

Internacional

Aprovações Internacionais 2021: Paloma Barduchi Barbin

Por Colégio Etapa em 29/09/2021
Paloma Barduchi Barbin vai estudar Engenharia de Computação no Politecnico di Torino.

Embry-Riddle Aeronautical University, Politecnico di Torino e University of Toronto

 

Paloma Barduchi Barbin decidiu estudar fora aos 13 anos, após passar uma temporada no Space Camp, acampamento estudantil administrado pelo Alabama Space Science Exhibit Commission (ASSEC), nos Estados Unidos.

Durante a viagem, ela pôde conhecer de perto o cotidiano de um astronauta, a partir de simulações de missões espaciais, treinamentos com profissionais da National Aeronautics and Space Administration (NASA) e, ainda, visitou o museu U.S. Space & Rocket Center, que apresenta artefatos e informações sobre o programa espacial americano.

“Após a experiência no Space Camp, eu voltei ao Brasil determinada a me preparar para os processos de seleção das universidades do exterior, considerando as oportunidades de trabalho e de pesquisa no campo da Engenharia”, afirma.

Um ano depois, a jovem iniciou os estudos no Colégio Etapa para realizar o sonho de estudar fora. Na escola, Paloma se identificou com as atividades de Astronomia, que lhe renderam uma medalha de ouro (2019), uma de prata (2020) e uma de bronze (2018) na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), além de uma medalha de prata (2020) na International Astronomy and Astrophysics Competition (IAAC).

Além disso, ela também se matriculou nas aulas extracurriculares de Robótica, por meio das quais desenvolveu habilidades em linguagem de programação. Já na 2ª série do Ensino Médio, nossa ex-aluna procurou o Setor Internacional, buscando dar continuidade à preparação. “Eu já tinha ouvido os relatos de muitos colegas que trilharam esse mesmo caminho, então sabia que tinha tudo para dar certo”, diz.

Foi com o apoio dos nossos college counselors¹ que Paloma conseguiu elaborar uma college list diversificada, com instituições de ensino superior americanas, canadenses e italianas, as quais ofereciam currículos alinhados às suas metas profissionais.

Além disso, o Setor Internacional também a ajudou a reunir os documentos necessários para as candidaturas, como o histórico do Ensino Médio, os testes de aptidão e as essays. A preparação também contou com treinamentos para as entrevistas com os representantes das instituições pretendidas.

“As universidades analisam o desempenho dos candidatos durante todo o Ensino Médio, por isso não basta se esforçar apenas na 3ª série. O estudante precisa apresentar uma trajetória coerente para ter mais chances de conquistar uma aprovação”, ressalta.

Paralelamente, ela se dedicou à dança – atividade que funcionou como um exercício de relaxamento em meio à rotina acadêmica. “Além de me proporcionar bons momentos fora da escola, a dança também me ensinou lições sobre convivência, senso de pertencimento e o significado de trabalho em equipe. Inclusive, esse foi o tema de algumas redações que escrevi durante o processo de candidatura”, relembra.

Ao final desse ciclo, Paloma Barduchi Barbin foi aprovada em três instituições internacionais de ensino superior, incluindo a instituição Politecnico di Torino, na Itália, onde ela decidiu estudar. Contente com os resultados obtidos, a jovem compartilha uma dica valiosa com os estudantes que pretendem estudar fora no próximo ano.

“A motivação é tão importante quanto a disciplina. Haverá dias em que o estudante terá mais dúvidas do que respostas sobre os processos de admissão, porém é muito importante compartilhar essas preocupações com a família, os amigos e o Setor Internacional. Muitas vezes, um incômodo que está na sua cabeça há meses pode ser superado a partir de uma simples conversa com alguém”, aconselha.

 

Paloma Barduchi Barbin (3)

 

Politecnico di Torino

O Politecnico di Torino (PoliTO) ocupa o 6º lugar entre as melhores universidades da Itália, segundo o QS World University Rankings. Fundada em 1906, a instituição nasceu com o propósito de oferecer múltiplas possibilidades aos estudantes, qualificando jovens talentos para contribuir com o desenvolvimento industrial do país.

“Eu escolhi o PoliTO considerando alguns fatores, como a excelência acadêmica, a qualidade de vida em Turim e o custo-benefício, especialmente pelo fato de eu possuir cidadania italiana. Além disso, o curso de Engenharia de Computação será totalmente ministrado em inglês, o que é excelente para a minha formação e socialização com os colegas”, conclui Paloma.

 

¹College counselors: orientadores educacionais.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades