Blog de notícias do Colégio e Curso Etapa

Aluna do Etapa conquista medalha de prata na PAGMO 2021

Escrito por Colégio Etapa | 19/10/2021 14:54:40

Bilhana Plamenova Kochloukova, aluna do Colégio Etapa, conquistou uma medalha de prata na 1ª edição da Olimpíada Pan-Americana de Matemática para Meninas (PAGMO). Devido à pandemia da Covid-19, a competição ocorreu virtualmente entre os dias 2 e 9 de outubro, com a participação de estudantes de 18 países.

A exemplo do Torneio Meninas na Matemática (TM²) e da Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas (EGMO), a PAGMO é mais uma das iniciativas criadas pelos comitês olímpicos de Matemática com o intuito de incentivar a participação de meninas em competições de Ciências Exatas.

Na PAGMO, as estudantes competem individualmente em dois dias, tendo, em cada dia, 4h30 para responder duas provas, com três questões de nível pré-universitário.

A boa notícia é que as nossas jovens têm demonstrado um alto nível acadêmico já nas primeiras edições desses torneios. A delegação que representou o Brasil na PAGMO 2021, incluindo nossa aluna Bilhana, conquistou uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze.

 

Sobre a Olimpíada Pan-Americana de Matemática para Meninas

A PAGMO ocorreu pela primeira vez em 2021, com o propósito de criar oportunidades para que as mulheres possam demonstrar seus conhecimentos em Matemática, adquirindo confiança e trocando experiências enriquecedoras com jovens de outros países.

Podem participar do torneio equipes de até quatro garotas regularmente matriculadas no Ensino Médio, acompanhadas de um líder e um vice-líder de delegação. No caso do Brasil, as estudantes foram selecionadas entre as competidoras da edição 2020 da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Este ano, a PAGMO contou com a adesão de 18 nações pan-americanas – Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Trinidad e Tobago, além da Venezuela.

 

Para saber mais sobre as conquistas das equipes olímpicas de Matemática e de outras disciplinas, acesse a página de Competições Científicas do site do Colégio Etapa. Lá, você poderá conferir os resultados mais recentes e os detalhes da preparação dos nossos alunos MULTI olímpicos.