Alunos do Colégio Etapa alcançaram um resultado expressivo na 25ª edição da Olimpíada de Química de São Paulo (OQSP), que ocorreu virtualmente entre os meses de novembro de 2020 e junho de 2021. No total, nossa equipe olímpica de Química conquistou cinco medalhas de ouro, três de prata e quatro de bronze.
Com esses resultados, nosso corpo discente recebeu mais da metade das oito medalhas de ouro concedidas pelo comitê organizador do torneio.
Destaque para o desempenho de Vinícius Kenji Amano Tanaka e João Guilherme Odebrecht Rosa, que alcançaram o 2º e o 3º lugar, respectivamente, entre os estudantes da 2ª série do Ensino Médio. Já Juliana Mitie Hosne Nakata, Luiz Felipe Giareta Schmitt e Lucas Takayasu, alunos da 3ª série do Ensino Médio, encerraram a competição em 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente, nessa modalidade.
Além disso, Juliana também recebeu duas premiações individuais: o “Mulheres para a Química”, destinado às estudantes com o melhor desempenho em cada uma das modalidades da OQSP 2021; e o prêmio “Talentos”, concedido ao estudante que alcançou a maior pontuação entre todos os competidores do torneio.
Todos os medalhistas da OQSP 2021 se classificaram automaticamente para a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), que ocorrerá no mês de setembro.
Confira a relação dos nossos alunos medalhistas:
- Juliana Mitie Hosne Nakata – medalha de ouro e 1º lugar no ranking geral;
- Luiz Felipe Giareta Schmitt – medalha de ouro e 2º lugar entre os estudantes da 3ª série do Ensino Médio;
- Lucas Takayasu – medalha de ouro e 3º lugar entre os estudantes da 3ª série do Ensino Médio;
- Vinícius Kenji Amano Tanaka – medalha de ouro e 2º lugar entre os estudantes da 2ª série do Ensino Médio;
- João Guilherme Odebrecht Rosa – medalha de ouro e 3º lugar entre os alunos da 2ª série do Ensino Médio;
- Enzo Pereira da Cunha – medalha de prata;
- Giovanni Barbosa Herrero – medalha de prata;
- Matheus Gallerani da Conceição – medalha de prata;
- Erik Matsuda Serikava - medalha de bronze;
- Felipe Kai Hu – medalha de bronze;
- Igor Augusto Lee Bafini Dorighelo – medalha de bronze;
- Miyuki Tada Morozowski – medalha de bronze.
Sobre a Olimpíada de Química de São Paulo (OQSP)
Criada em 1996, a OQSP é uma iniciativa da Associação Brasileira de Química (ABQ), em parceria com o Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ/USP) e a Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). A competição tem o intuito de fomentar o estudo dessa disciplina entre os estudantes do ensino regular e selecionar a delegação paulista para a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ).
Podem participar da OQSP os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio. A seleção ocorre por meio de quatro modalidades de ingresso, que permitem aos candidatos irem direto para a segunda e última fase do torneio. São elas:
- Concurso de redação, no qual os participantes que escrevem as melhores dissertações com o tema da olimpíada são selecionados;
- Estudantes que prestaram vestibular para as Carreiras de Treinamento da Fuvest, por meio das quais são convocados os 40 candidatos com o melhor desempenho;
- Torneio Virtual de Química (TVQ), por meio do qual são selecionados os oito estudantes com o melhor desempenho;
- E a Olimpíada Regional de Química, realizada pela USP – Ribeirão Preto, por meio da qual são convocados os quatro estudantes com o melhor desempenho.