Alunos do Colégio Etapa conquistaram seis medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze na Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) 2022. A fase final ocorreu nos dias 3 e 4 de setembro, com a participação de equipes formadas por até três estudantes.
O torneio foi realizado em três etapas – sendo as duas primeiras na modalidade on-line e a última, presencialmente – e organizado em dois níveis:
- Nível Alfa: destinado aos estudantes do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental;
- Nível Beta: voltado para os jovens do Ensino Médio.
Os competidores do nível Beta que se classificaram para a última fase puderam realizar uma avaliação individual e opcional, que também lhes rendeu premiações.
Confira a relação dos nossos alunos medalhistas na OMU 2022:
Nível Alfa
- EtapaLLC: formada pelos alunos Chuan Xi Chen, Lucas Kenji Fujibayashi e Lucas Maeda Kataóka – medalha de ouro;
- Trivial por LTE: formada pelos alunos Eduardo Akira Shimamura Silva, Fábio Medeiros Ferraz de Campos e Guilherme Capristo Gonçalves – medalha de ouro;
- Indupramenção: formada pelos alunos Gabriela Barbieri Stroeh, Guilherme Rene Cristiano Nome e Luca Gregório Gobi – medalha de prata.
Nível Beta
- Triângulo Austral: formada pelos alunos Felipe Saneshima Brasil Barbosa, Leonardo Dias do Carmo e Vinícius Kenji Amano Tanaka – medalha de ouro;
- Os Crias de Apartamento: formada pelos alunos Fernando Graminholi Gonçalves, Marco Aurelio Nogueira D'Emidio e Murilo Maeda Kataóka – medalha de prata;
- O MAL: formada pelos alunos Arthur Jiun Wei Hwang, Leonardo Henrique Fakhreddine Maldonado e Murilo de Andrade Porfirio – medalha de prata;
- ADF: formada pelos alunos Arthur Henrique Paixão dos Santos, Daniel Yugo Sesoko e Felipe Makoto Shimamura Silva – medalha de bronze.
Prova individual
- Arthur Henrique Paixão dos Santos – medalha de ouro;
- Leonardo Dias do Carmo – medalha de ouro;
- Vinícius Kenji Amano Tanaka – medalha de ouro;
- Daniel Yugo Sesoko – medalha de bronze.
Sobre a Olimpíada de Matemática da Unicamp
Criada em 1985, a OMU é uma competição destinada aos estudantes das redes privada e pública de todo o Brasil. O intuito do torneio é incentivar os jovens a desenvolverem suas habilidades em Matemática e a aprenderem a resolver questões desafiadoras, que demandam conhecimento e criatividade.