Alunos do Colégio Etapa receberam cinco premiações na Olimpíada de Matemática Rioplatense (OMR) 2022, sendo duas medalhas de ouro, uma de prata e duas de bronze. O torneio ocorreu em Victoria, na Argentina, entre os dias 2 e 8 de dezembro e contou com a participação de estudantes latino-americanos.
A competição foi dividida em quatro categorias, de acordo com o nível educacional dos estudantes. Os participantes de São Paulo disputaram as três primeiras:
- Nível A: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental;
- Nível 1: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental;
- Nível 2: 1ª e 2ª séries do Ensino Médio;
- Nível 3: 3ª série do Ensino Médio.
Estreitando laços
Durante o tempo em que passaram na Argentina, os competidores ficaram hospedados em uma casa onde nossos alunos puderam trocar experiências com os estudantes das outras delegações e desenvolver um vínculo de amizade com eles.
“Um momento divertido da nossa viagem foi um jogo de mímica cujo tema era “filmes”. Os uruguaios eram muito bons e estavam na frente, mas nós conseguimos virar o jogo e ganhar, na última rodada, com o filme ‘Um pombo pousou num galho refletindo sobre a existência’, de Roy Anderson”, conta Fábio Medeiros Ferraz de Campos, aluno do Colégio Etapa.
Participantes da delegação de São Paulo
Confira a seguir a relação dos nossos alunos medalhistas na OMR 2022:
Nível 1
- Fábio Medeiros Ferraz de Campos - medalha de ouro;
- Chuan Xi Chen - medalha de bronze.
Nível 2
- Felipe Makoto Shimamura Silva - medalha de ouro;
- Marco Aurelio Nogueira D'Emidio - medalha de prata;
- Leonardo Henrique Fakhreddine Maldonado - medalha de bronze.
Sobre a Olimpíada de Matemática Rioplatense:
Organizada pela Argentina, a OMR reúne estudantes de países como a Colômbia, o México, o Paraguai, o Peru e o Uruguai. Contudo, o Brasil é a única nação a competir com duas delegações: a equipe de São Paulo, selecionada a partir dos resultados obtidos na Olimpíada Paulista de Matemática (OPM); e o time de Fortaleza, formado por medalhistas da Olimpíada Cearense de Matemática (OCM).
O torneio tem o propósito de estimular o estudo da Matemática, descobrir jovens com aptidão para essa área e construir um ambiente favorável para que eles possam desenvolver seus talentos.