MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Aluno do Etapa conquista medalha de ouro na OMOP 2021

Por Colégio Etapa em 10/01/2022
A OMOP 2021 contou com a participação de estudantes de três países lusófonos – Brasil, Portugal, além de São Tomé e Príncipe.

João Vitor Tomaz Alves Ferreira, aluno do Colégio Etapa, conquistou uma medalha de ouro na 2ª edição da Olimpíada de Matemática Online em Português (OMOP).

A competição, que ocorreu virtualmente entre os dias 18 e 19 de dezembro, contou com a participação de estudantes de três países lusófonos – Brasil, Portugal e São Tomé e Príncipe.

Destaque para o desempenho do nosso aluno João Vitor, que conquistou um Ouro 42 – termo utilizado para se referir ao estudante que acerta todas as questões propostas pelo torneio.

Durante a OMOP 2021, os participantes competiram individualmente e tiveram dois dias para resolver uma prova com seis questões. No total, a equipe brasileira recebeu três medalhas de ouro, três de prata, uma de bronze e uma menção honrosa, encerrando a competição em 1º lugar na classificação geral.

 

Sobre a Olimpíada de Matemática Online em Português (OMOP)

A primeira edição da OMOP ocorreu em 2021, em substituição à Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (OMCPLP), que deixou de ser realizada devido à pandemia da Covid-19.

O torneio tem o intuito de fomentar o estudo da Matemática e estimular a troca de experiências entre os jovens da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, além do Timor Leste.

Cada nação pode inscrever duas delegações de até quatro estudantes, acompanhadas de dois líderes de equipe. Além disso, o comitê organizador considera o desempenho dos competidores em outros torneios – no caso do Brasil, os grupos foram selecionados entre os medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

 

Para saber mais sobre os resultados da equipe olímpica de Matemática e de outras disciplinas, acesse a página de Olimpíadas Científicas do Colégio Etapa. Lá, você poderá conferir as conquistas mais recentes e os detalhes sobre as mais de 8 mil medalhas conquistadas desde a fundação da escola, em 1982.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades