MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Alunos são premiados na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Por Colégio Etapa em 30/11/2020
Além da equipe Filhas de Minerva, o grupo Ad Astra recebeu menção honrosa na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).

O grupo Filhas de Minerva, formado por alunas do Colégio Etapa, conquistou medalha de bronze na 12ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Já a equipe Ad Astra, também formada por alunos da nossa escola, chegou à final do torneio e conquistou menção honrosa.

A competição, que ocorreu virtualmente entre os dias 6 e 30 de outubro, contou com a participação de cerca de 70 mil competidores de todo o Brasil, divididos em mais de 17 mil grupos. Os resultados finais foram divulgados no dia 22 de novembro.

O desempenho dos nossos alunos é ainda mais expressivo considerando que apenas 400 equipes foram selecionadas para a final e o número reduzido de medalhas concedidas pelo comitê organizador: apenas 90 equipes de 12 estados foram premiadas em 2020.

Na classificação geral, São Paulo foi o segundo estado que mais recebeu medalhas na ONHB, com quatro de ouro, oito de prata e quatro de bronze. O 1º lugar da competição ficou com os estudantes da Bahia.

 

Confira a relação das nossas alunas medalhistas:

  • Gabriella Cazé Martini – medalha de bronze;
  • Maíra de Freitas Cavenaghi – medalha de bronze;
  • Rebeca Mariana Nascimento Yamaoka – medalha de bronze;
  • José Luiz Pinto Azevedo – menção honrosa;
  • Lorenzo Piantieri – menção honrosa;
  • San Thiago Vicentini Peixoto da Silva – menção honrosa.

 

Histórico do Etapa na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

O Colégio Etapa participou da ONHB pela primeira vez em 2013 e já conquistou cinco medalhas de ouro, três medalhas de prata e dez medalhas de bronze, além de diversas menções honrosas.

 

Sobre a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

A ONHB é uma iniciativa do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e foi realizada pela primeira vez em 2009, com a participação de 16 mil competidores. Desde então, o número de inscritos cresce mais a cada ano.

Podem se inscrever na ONHB os estudantes do 8º e do 9º do Ensino Fundamental e, ainda, da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Durante o torneio, os jovens se dividem em equipes de até três estudantes para disputar sete fases eliminatórias, que exigem conhecimentos sobre a História do Brasil e a análise de documentos históricos como mapas, imagens, textos e pesquisas inéditas, por exemplo.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

 

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades