MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Aluno é premiado na Olimpíada Ibero-Americana de Matemática 2020

Por Colégio Etapa em 04/12/2020
A Olimpíada Ibero-Americana de Matemática 2020 contou com a participação de 84 estudantes de 23 países.

Olavo Paschoal Longo, aluno do Colégio Etapa, conquistou uma medalha de prata na 35ª edição da Olimpíada Ibero-Americana de Matemática (OIM). Devido à pandemia da Covid-19, a competição ocorreu virtualmente nos dias 16 e 17 de novembro. Já os resultados finais foram divulgados no dia 24 de novembro.

A Olimpíada Ibero-Americana de Matemática 2020 contou com a participação de 84 estudantes de 23 países. No caso do Brasil, a delegação foi selecionada entre os medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que participaram de um processo seletivo composto por várias etapas.

"Nós estamos muito felizes com o desempenho do nosso aluno e com o resultado coletivo do Brasil na competição. No caso do Olavo, ele teve uma ótima performance após responder cinco das seis questões e contribuiu para a excelente classificação do Brasil no ranking geral do torneio”, destaca Régis Prado Barbosa, coordenador de olimpíadas de Matemática do Colégio Etapa.

No total, os brasileiros conquistaram uma medalha de ouro, duas de prata, uma de bronze e encerraram a competição em 2º lugar no ranking geral, empatados com a delegação do México. O 1º lugar ficou com os estudantes do Peru, país-sede da edição desse ano.

 

Sobre a Olimpíada Ibero-Americana de Matemática (OIM)

A OIM foi realizada pela primeira vez em 1985, em três cidades da Colômbia (Bogotá, Paipa e Villa de Leyva). Na ocasião, estudantes de dez países se reuniram para competir e, desde então, o número de participantes tem crescido a cada ano.

A competição tem o objetivo de estimular o estudo da Matemática entre os jovens dos países ibero-americanos, oferecendo todas as condições para que eles troquem conhecimento e vivenciem novas experiências na companhia de pessoas de culturas diferentes.

Cada país pode inscrever até quatro estudantes no torneio. Os estudantes competem individualmente e precisam responder seis questões complexas que valem sete pontos, cada uma.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades