Fábio Medeiros Ferraz de Campos, aluno do Colégio Etapa, conquistou uma medalha de prata na Olimpíada de Matemática do Cone Sul 2023. A competição foi realizada entre os dias 5 e 10 de agosto, em Buenos Aires, na Argentina.
O jovem foi selecionado para o torneio devido ao seu desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) 2022 — ocasião em que recebeu medalha de ouro. Além do Brasil, participaram delegações da Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
“Essa olimpíada é muito relevante na América do Sul. O resultado obtido por nosso aluno demonstra que o treinamento oferecido pelo Etapa para competições científicas é consistente e efetivo”, esclarece Régis Prado, coordenador de olimpíadas de Matemática do Colégio Etapa.
Preparação para o torneio
A conquista da medalha de prata na Olimpíada de Matemática do Cone Sul 2023 foi decorrente de muito treinamento. O aluno participou de aulas avançadas de Matemática e recebeu orientações de professores para aprimorar seus conhecimentos.
O jovem também foi instruído a resolver provas de edições anteriores, a fim de se familiarizar com o estilo dos exercícios que costumam ser cobrados nessa olimpíada. “Ao longo dos anos, Fábio tem se dedicado para essa e outras competições de forma exemplar. À medida em que ele foi conquistando premiações, nós intensificamos a sua preparação”, complementa Prado.
Sobre a Olimpíada de Matemática do Cone Sul 2023
Criada em 1988, essa competição é destinada aos países que fazem parte da porção meridional da América do Sul. O intuito é estimular o interesse pela Matemática, permitindo que os jovens demonstrem suas habilidades na disciplina e promovendo o contato intercultural entre os estudantes.
Durante o torneio, os alunos realizam duas provas teóricas individuais — cada uma composta por três exercícios. O conteúdo costuma abranger tópicos como Álgebra, Combinatória, Geometria e Teoria dos Números.
Conheça nosso aluno medalhista
Fábio iniciou sua jornada no Etapa em busca de oportunidades para aprimorar seu aprendizado e enriquecer seu currículo acadêmico. “Minha aspiração é participar de diversas olimpíadas científicas internacionais e minha meta é cursar o ensino superior no exterior. A tradição do Colégio nessas áreas despertou a minha atenção desde o início”, explica o aluno.
Com esses propósitos em mente, Fábio intensificou sua rotina de estudos — principalmente em Matemática. E os resultados demonstram que ele está no caminho certo: o jovem conquistou medalhas de ouro na Olimpíada de Matemática Rioplatense (2022), na Olimpíada Brasileira de Matemática (2022) e na Olimpíada Paulista de Matemática (2022), além de uma medalha de prata na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (2022).
“Participar dessas competições me proporcionou um maior autoconhecimento. Hoje, eu entendo melhor como administrar minhas emoções e adotei algumas técnicas para melhorar meu estudo. Além disso, a experiência na Olimpíada de Matemática do Cone Sul foi incrível. Tive a oportunidade de me conectar com estudantes de outros países que têm o mesmo interesse pela disciplina que eu e ver que todo meu esforço valeu a pena”, conclui o aluno.