MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Alunos são premiados na Olimpíada de Matemática do Cone Sul 2020

Por Colégio Etapa em 10/12/2020
A Olimpíada de Matemática do Cone Sul 2020 ocorreu virtualmente entre os dias 1 e 6 de dezembro.

Gustavo Neves da Cruz e Olavo Paschoal Longo conquistaram duas medalhas de prata na 31ª edição da Olimpíada de Matemática do Cone Sul. A competição, que ocorreu virtualmente entre os dias 1 e 6 de dezembro, contou com a participação de 32 estudantes de 8 países.

O Brasil foi o país-sede do torneio e a novidade desse ano foi a realização de atividades de Matemática preparatórias e educativas, que complementaram as cerimônias de abertura e de encerramento. O conteúdo dessas atividades pode ser acessado gratuitamente no site da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

No total, a delegação brasileira que participou da Olimpíada de Matemática do Cone Sul 2020 conquistou uma medalha de ouro e três de prata, encerrando a competição em 2º lugar no ranking geral. O 1º lugar ficou com os estudantes do Peru.

 

Sobre a Olimpíada de Matemática do
Cone Sul

A competição foi realizada pela primeira vez em 1988, com o intuito de fomentar o estudo da Matemática e a troca de experiências entre os competidores dos países participantes – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

No caso do Brasil, o comitê organizador do torneio considerou os resultados dos estudantes que participaram da 41ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), que ocorreu em 2019, para selecionar a equipe. Além do bom desempenho na OBM, os jovens selecionados também deveriam ter 16 anos completos até o dia 31 de dezembro do ano anterior à realização da Olimpíada de Matemática do Cone Sul 2020.

 

Confira os outros resultados das equipes olímpicas do Colégio Etapa

O Etapa dispõe de uma infraestrutura completa para atender aos jovens que têm interesse em iniciação científica e em construir uma trajetória em competições estudantis. Os resultados impressionam: desde 1982, os nossos alunos já conquistaram mais de 8 mil premiações em torneios regionais, nacionais e internacionais.

Atualmente, o Etapa oferece preparação para olimpíadas de diversas áreas do conhecimento – Astronomia, Biologia, Física, Geografia, História, Informática, Linguística, Matemática e Química. E, além de contar com o todo o apoio dos nossos professores, o aluno olímpico também tem a oportunidade de se desenvolver com a mentoria de veteranos que já trilharam esse mesmo caminho.

Para saber mais sobre os resultados do Colégio Etapa em competições estudantis e o que dizem os nossos alunos, clique aqui.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades