Alunos do Colégio Etapa conquistaram oito premiações na Olimpíada de Maio 2023, uma competição internacional da disciplina de Matemática. Foram conquistadas uma medalha de ouro, uma de prata, cinco de bronze e uma menção honrosa.
A edição deste ano reuniu 316 estudantes de 16 países, incluindo nações da América Latina e da Europa. “Os exames foram realizados nos respectivos países dos alunos e os resultados foram avaliados pela comissão organizadora da Argentina, que divulgou a classificação final”, explica Régis Prado Barbosa, coordenador de olimpíadas de Matemática do Colégio Etapa.
Na Olimpíada de Maio, os participantes são divididos em duas categorias com base em suas idades. O Nível 1 é destinado aos estudantes de até 13 anos, enquanto o Nível 2 é voltado para jovens com idades entre 14 e 15 anos. “Para muitos deles, essa foi a primeira premiação internacional. São alunos muito jovens e, por isso, estamos orgulhosos dos resultados alcançados”, completa Barbosa.
Confira a relação dos medalhistas da Olimpíada de Maio 2023
Nível 1 – até 13 anos de idade
- Rafael Navarro da Silva Secco – medalha de bronze;
- Rafael Pereira Koshimizu – medalha de bronze.
Nível 2 – até 15 anos de idade
- Enzo Ivamoto Hirota – medalha de ouro;
- Mateus Maeda Shida – medalha de prata;
- Fábio Medeiros Ferraz de Campos – medalha de bronze;
- Guilherme Rene Cristiano Nome - medalha de bronze;
- Nicolas Stabenow das Neves Pereira – medalha de bronze;
- Erick Akira Koga – menção honrosa.
Sobre a Olimpíada de Maio
Instituída em 1995 na Argentina, a Olimpíada de Maio tem como intuito estimular as habilidades matemáticas dos participantes e impulsionar o interesse pela disciplina. Além disso, a competição promove a cooperação internacional e a troca de experiência entre os estudantes.
Durante a prova, os alunos dispõem de três horas para resolver cinco desafios discursivos. A equipe que representa o Brasil no torneio é formada pelos alunos que receberam premiações na edição anterior da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
O que dizem nossos medalhistas
Acredito que tive um ótimo desempenho na Olimpíada de Maio. Apesar do meu preparo ter sido bem completo, conquistar a medalha de ouro superou minhas expectativas. A participação em tais competições melhorou bastante a minha disciplina e me ensinou a ser mais persistente.
Enzo Ivamoto Hirota
Eu me esforcei muito durante a Olimpíada de Maio, por isso, acredito que a premiação que recebi valida toda a minha dedicação e me inspira a ir além. As participações em competições estudantis trouxeram mais disciplina para minha rotina e despertaram uma nova paixão.
Erick Akira Koga
Participar da Olimpíada de Maio foi incrível. Por meio de competições desse tipo, eu pude me conhecer melhor, passei a entender como gerir minhas emoções e também desenvolvi técnicas para aprimorar minha rotina de estudos.
Fábio Medeiros Ferraz de Campos
Eu considero a Olimpíada de Maio uma competição muito estimulante, especialmente por incentivar o pensamento crítico e o raciocínio lógico, principalmente na área de combinatória. Além da conquista da medalha, o torneio também me ensinou a ser mais organizado e confiante em minhas habilidades.
Guilherme Rene Cristiano Nome
Minha participação na Olimpíada de Maio 2023 foi o fruto de anos de dedicação e treinamento contínuo. Por meio do envolvimento em competições acadêmicas, tive o privilégio de conviver com professores e tutores que me desafiam e inspiram todos os dias.
Mateus Maeda Shida
Acredito que o meu desempenho na Olimpíada de Maio tenha sido bastante satisfatório. Eu fiquei extremamente feliz com a medalha que conquistei. Gosto muito dessas competições e pretendo continuar participando no futuro.
Nicolas Stabenow das Neves Pereira
Um dos meus maiores desafios na Olimpíada de Maio foi administrar eficientemente o tempo, dada a limitação de três horas para responder a cinco questões. Mas eu considero que tive uma ótima participação, tendo em vista que conquistei uma medalha em uma competição internacional.
Rafael Pereira Koshimizu
Apesar do alto grau de dificuldade, consegui desenvolver as questões e concluir a prova. A olimpíada foi um desafio interessante, por meio do qual obtive bastante aprendizado. Além disso, aprendi a ser mais paciente ao enfrentar competições de longa duração.
Rafael Navarro da Silva Secco