MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Alunos do Etapa são premiados na Olimpíada de Maio 2021

Por Colégio Etapa em 23/08/2021
A Olimpíada de Maio 2021 ocorreu virtualmente no dia 10 de maio.

Cinco alunos do Colégio Etapa foram premiados na 27ª edição da Olimpíada de Maio. No total, nossa equipe olímpica de Matemática conquistou uma medalha de prata, três de bronze e uma menção honrosa.

Devido à pandemia da Covid-19, a competição ocorreu virtualmente no dia 10 de maio e contou com a participação de 211 estudantes de 12 países. Diferentemente de outros torneios internacionais de Matemática, a Olimpíada de Maio seleciona as equipes considerando a idade ao invés da série. Além disso, o exame também é reconhecido pelo nível de exigência e pelos problemas matemáticos nos quais os jovens precisam apresentar respostas dissertativas.

Ao todo, a equipe brasileira selecionada para a Olimpíada de Maio 2021 conquistou duas medalhas de ouro, quatro de prata, oito de bronze e seis menções honrosas.

 

Confira a relação dos medalhistas da Olimpíada de Maio 2021:

Nível 1 – até 13 anos de idade

  • Guilherme Rene Cristiano Nome – medalha de prata; 
  • Lucas Maeda Kataoka medalha de bronze; 
  • Lucas Kenji Fujibayashi menção honrosa. 

 

Nível 2 – até 15 anos de idade

  • Daniel Yogo Sesoko medalha de bronze; 
  • João Vitor Tomaz Alves Ferreira medalha de bronze. 

 

Sobre a Olimpíada de Maio

A Olimpíada de Maio ocorreu pela primeira vez em 1994, na Argentina, e é disputada por países da América Latina, além de Espanha e Portugal. Durante o torneio, os competidores têm três horas para responder cinco questões de alto nível de complexidade.

Podem participar da competição os estudantes de até 13 anos (Nível 1) ou de até 15 anos (Nível 2). No caso do Brasil, a delegação foi selecionada entre os medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

Este ano, todos os brasileiros puderam realizar a prova virtualmente em suas escolas. Posteriormente, os exames foram submetidos à avaliação do comitê organizador argentino, que determinou a distribuição das medalhas.

 

Para saber mais sobre a preparação e as conquistas da equipe olímpica de Matemática, além de outras disciplinas, acesse a seção de resultados do site do Colégio Etapa.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades