MATRÍCULAS

Receba informações

Olimpíadas Científicas

Alunos do Etapa conquistam medalhas na OIAQ 2021

Por Colégio Etapa em 20/10/2021
A OIAQ 2021 ocorreu entre os meses de agosto e setembro e contou com a participação de estudantes de 19 países.

Pedro Sales Toro Alonso e Lucas Takayasu, alunos do Colégio Etapa, conquistaram uma medalha de ouro e uma de prata, respectivamente, na XXV Olimpíada Ibero-americana de Química (OIAQ).

Devido à pandemia da Covid-19, a competição ocorreu virtualmente entre os dias 30 de setembro a 9 de outubro, com a participação de estudantes de 19 países. Já o resultado final foi divulgado na primeira quinzena de outubro.

Na OIAQ, os participantes competem individualmente e precisam demonstrar seus conhecimentos por meio de duas provas, uma teórica e outra experimental. As avaliações exigem conhecimento pré-universitário sobre tópicos como Química Analítica, Química Inorgânica, Química Orgânica e Química-Física, por exemplo.

No total, a equipe que representou o Brasil na OIAQ 2021 conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata.

 

Resultados do Etapa na OIAQ

Nossos alunos participam da competição desde 2009 e, até o momento, já conquistaram 13 medalhas: sete ouros, cinco pratas e um bronze.

 

Sobre a Olimpíada Ibero-americana de Química

Criada em 1995, a OIAQ tem o intuito de promover o estudo da Química e estimular o desenvolvimento de jovens talentos na área das Ciências Biológicas. Os países participantes podem enviar equipes de até quatro estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio, acompanhados de dois docentes mentores e dois membros observadores.

Este ano, Teresina (PI) foi eleita a cidade-sede do evento, que contou com a participação de estudantes de 19 países – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Colômbia, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Peru, Panamá, Paraguai, Portugal, Venezuela e Uruguai.

 

Para saber mais sobre as conquistas das equipes olímpicas de Química e de outras disciplinas, acesse a página de Competições Científicas do Colégio Etapa. Lá, você poderá conferir os resultados mais recentes e detalhes sobre as mais de 8 mil medalhas recebidas pelos nossos alunos no Brasil e no mundo.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades