Vinícius Kenji Amano Tanaka, aluno do Colégio Etapa, conquistou uma medalha de prata na XIV Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB). Inicialmente, o torneio seria realizado na Costa Rica. Contudo, devido à pandemia da Covid-19, a OIAB 2021 ocorreu virtualmente entre os dias 1 e 10 de setembro.
Destaque para o desempenho do nosso aluno Vinícius, que alcançou o melhor resultado entre os integrantes da delegação brasileira.
Formada por quatro integrantes, a equipe que representou o Brasil na competição conquistou duas medalhas de prata e duas de bronze. Este ano, o torneio contou com a participação de cerca de 50 estudantes de 12 países.
Sobre a Olimpíada Ibero-Americana de Biologia
A OIAB foi criada em 2007 com o intuito de promover a troca de experiências entre estudantes de diversos países, estimulando o interesse deles pelas Ciências Biológicas.
Durante o torneio, os competidores precisam demonstrar conhecimentos sobre tópicos avançados de Biologia, como Anatomia e Fisiologia Animal; Anatomia e Fisiologia Vegetal; Biologia Celular e Bioquímica; Ecologia; Etologia; Genética e Evolução Biológica; Sistemática; e, ainda, Taxonomia.
Podem participar da competição jovens da América Latina – Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá e Peru –, da Espanha e de Portugal. Cada país pode enviar uma delegação formada por até quatro integrantes e dois docentes.
No caso do Brasil, a equipe foi selecionada entre os medalhistas da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) 2021, na qual Vinícius conquistou medalha de ouro e encerrou a competição em 6º lugar no ranking geral.
Confira outros resultados do Colégio Etapa
Para saber mais sobre as conquistas da equipe olímpica de Biologia e de outras disciplinas, acesse a seção de Resultados Olímpicos do Colégio Etapa. Até o momento, nossos alunos já receberam mais de 8 mil medalhas em competições regionais, nacionais e internacionais, consolidando a tradição do Etapa em ser uma escola MULTI olímpica.