Ian Mitkiewicz Campos, aluno do Colégio Etapa, alcançou o primeiro lugar entre os premiados da X Olimpíada Brasileira de Neurociências (OBN). A competição – também conhecida como Brazilian Brain Bee – ocorreu na modalidade híbrida nos meses de abril e maio. Já o resultado final foi divulgado no dia 21 de maio.
Na OBN 2022, os estudantes competiram individualmente em duas fases: a primeira ocorreu virtualmente no dia 23 de abril; enquanto a segunda foi realizada no dia 21 de maio, presencialmente, na cidade de Joinville (SC), e contou com a participação de apenas 10 estudantes.
Com esse resultado, nosso aluno Ian se classificou automaticamente para a International Brain Bee (IBB), considerada a maior competição de Neurociências para os estudantes do Ensino Médio.
Este ano, o torneio está previsto para ocorrer virtualmente entre os dias 7 e 10 de julho, sob a organização da Federation of European Neuroscience Societies (FENS).
Sobre a Olimpíada Brasileira de Neurociências
A OBN foi realizada pela primeira vez em 1998, por iniciativa da Organização Ciências e Cognição em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O torneio tem o intuito de despertar o interesse dos jovens pela iniciação científica e pelo estudo das Neurociências.
Podem participar da competição estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio, que tenham entre 13 e 19 anos de idade. Durante a OBN, os competidores testam seus conhecimentos a partir da resolução de questões sobre Morfologia, Análises Clínicas e, ainda, respondem a um quiz com perguntas de múltipla escolha.
Aqueles que alcançaram o melhor desempenho nessa fase se classificam para a etapa Live Questions, na qual eles precisam responder a 20 questões dissertativas, sob supervisão dos jurados do torneio.
Para saber mais sobre os resultados da equipe olímpica de Neurociências e de outras disciplinas, acesse a seção de Resultados do site do Colégio Etapa.