Alunos do Colégio Etapa conquistaram 18 medalhas na XIX Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), sendo 7 de ouro, 8 de prata e 3 de bronze. A competição foi realizada em três fases, durante os meses de março e abril, e contou com a participação de mais de 150 mil estudantes de todo o Brasil.
Cinco medalhistas de ouro do Colégio Etapa foram classificados para o treinamento final da OBB 2023. Esse treinamento é uma seletiva para duas importantes competições internacionais da disciplina: a Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), que será realizada em julho nos Emirados Árabes; e a Olimpíada Iberoamericana de Biologia (OIAB), prevista para ocorrer em setembro, na Espanha.
Os alunos do Etapa selecionados para o treinamento final da OBB 2023 foram: Ana Cecilia Origo Okada, Clara Nakata de Carvalho, Giorgia Inaimo Pieber, Iara Vieira Vitarelli e João Tomás de Camargo Silva. O treinamento ocorrerá presencialmente do dia 15 ao dia 20 de maio, no Instituto Butantan, em São Paulo, e contará com a participação de 16 estudantes brasileiros.
Confira a relação dos alunos medalhistas na OBB 2023
-
Ana Cecilia Origo Okada – medalha de ouro
-
Bruno Di Giorno Deeke – medalha de ouro
-
Clara Nakata de Carvalho – medalha de ouro
-
David Li Chiun Liu – medalha de ouro
-
Giorgia Inaimo Pieber – medalha de ouro
-
Iara Vieira Vitarelli – medalha de ouro
-
João Tomás de Camargo Silva – medalha de ouro
-
Bruno Jun Higo – medalha de prata
-
João Pedro Alves Ferreira – medalha de prata
-
Luan Keidi Oliveira Wazima – medalha de prata
-
Mariana Lopes da Cunha Menossi Teixeira – medalha de prata
-
Rodrigo Brito Francisco da Silva – medalha de prata
-
Sofia Emi Baba Yamaguti – medalha de prata
-
Vanessa Nanami Furukawa Ohara – medalha de prata
-
Vivian Liao Wang – medalha de prata
-
Antonio Starling Freitas – medalha de bronze
-
Isis Velasco Viegas – medalha de bronze
-
Tamara Luri Sawasato Maia – medalha de bronze
Sobre a Olimpíada Brasileira de Biologia
A OBB é uma olimpíada científica destinada aos estudantes do Ensino Médio, com o intuito de promover e disseminar o conhecimento sobre as áreas biológicas. Criada em 2004, ela é organizada pelo Instituto Butantan e apoiada pela Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB).
Em sua 19ª edição, a OBB teve como tema os “Desafios socioambientais na erradicação de doenças: edição vacinas". Dessa forma, o evento promoveu uma reflexão sobre a relação entre aspectos ambientais, científicos, sociais e tecnológicos na busca pela erradicação de doenças, com foco na ação e na produção farmacológica das vacinas.