MATRÍCULAS

Receba informações

Institucional

O novo Ensino Médio e o Etapa

Por Colégio Etapa em 18/03/2021
Quer saber o que muda após a implantação do novo Ensino Médio? Então confira essa matéria!

O Ministério da Educação (MEC) modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (PL Nº13.415/2017) para flexibilizar a grade curricular do Ensino Médio, conciliando o ensino regular com a formação profissional ou, ainda, com atividades interdisciplinares que irão enriquecer o aprendizado.

Por conta disso, as escolas precisam se adequar às novas regras até 2022. Quer saber o que muda após a implantação do novo Ensino Médio? Então confira a matéria a seguir!

 

O novo Ensino Médio

Na nova proposta, a grade curricular do Ensino Médio será constituída por dois modelos educacionais obrigatórios:

  • Formação geral básica – é semelhante aos conteúdos já estudados atualmente para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando as quatro áreas do conhecimento: Ciências, Humanidades, Linguagens e Matemática;
  • Itinerários formativos (Portaria Nº 1.432/2018) – os estudantes deverão optar por uma formação técnico-profissionalizante ou escolher um dos itinerários formativos oferecidos pelas escolas, de acordo com seus interesses e aptidões, aprofundando o aprendizado sobre todas as áreas do conhecimento.

E com o intuito de oferecer uma formação integral a todos, as novas diretrizes do MEC determinam que os itinerários formativos devem proporcionar experiências transdisciplinares aos estudantes, com base em quatro eixos estruturantes:

  • Empreendedorismo – os participantes deverão identificar um problema social ou uma oportunidade de mercado e propor uma solução viável, considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais;
  • Investigação científica – os estudantes participarão de projetos de iniciação científica ainda no Ensino Médio, formulando e testando hipóteses a respeito do objeto de pesquisa;  
  • Mediação e intervenção sociocultural – esse eixo tem o intuito de estimular a atuação do jovem na esfera pública, ampliando os conhecimentos sobre as questões que afetam a vida dos seres humanos em nível local, regional, nacional e global;
  • Processos criativos – esse eixo propõe o aprofundamento do aprendizado por meio da pesquisa e do desenvolvimento dos processos de criação autorais a partir de diferentes linguagens.

 Quer saber o que muda após a implantação do novo Ensino Médio? Então confira essa matéria!

Alunos realizam atividades no Etapa Maker  

 

Considerando essas novidades, o Enem poderá ser aplicado ao longo de todo o Ensino Médio, para avaliar os conhecimentos dos estudantes sobre a formação geral básica e sobre os itinerários formativos. Já as instituições de ensino terão flexibilidade para adaptar os currículos, mas a tendência é que elas acompanhem as exigências desse novo modelo de avaliação seriada.

Com o novo Ensino Médio, os estudantes poderão escolher os itinerários formativos oferecidos pelas escolas, entretanto, os educadores continuarão exercendo o papel fundamental de orientar os alunos sobre o projeto de vida de cada um, já que as escolhas feitas durante o Ensino Médio nortearão o futuro acadêmico, pessoal e profissional de todos.

 

Como o novo Ensino Médio influenciará os processos pedagógicos do Colégio Etapa?

“Para o Colégio Etapa, a valorização das atividades extracurriculares é o elemento central do projeto pedagógico que nós adotamos há mais de 30 anos. Agora, essas atividades ganharão ainda mais relevância, considerando o protagonismo que elas terão na jornada acadêmica dos alunos do Ensino Médio”, afirma Edmilson Motta, coordenador Geral do Colégio Etapa.

Essencialmente, todas as atividades extraclasse do Colégio Etapa estão ligadas aos eixos estruturantes. As olimpíadas estudantis, por exemplo, estão alinhadas às diretrizes do eixo de investigação científica. Durante as preparações para as competições, os alunos realizam pesquisas e experimentos para comprovar hipóteses científicas.

Já as atividades de Robótica se conectam com o eixo de processos criativos, por conta da concepção dos robôs, desde o design até a programação de cada movimento; enquanto o Etapa Model United Nations (EMUN) está diretamente relacionado ao eixo de mediação e intervenção sociocultural, porque estimula os alunos a compreenderem e formularem propostas de solução para acontecimentos geopolíticos contemporâneos e de importância histórica.

 Saiba mais sobre o novo Ensino Médio.

O Etapa Model United Nations (EMUN) está relacionado ao eixo de Mediação e Intervenção Sociocultural  

 

E em parceria com a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, nós oferecemos o curso de Empreendedorismo e Finanças, no qual os alunos aprendem os conceitos básicos da disciplina para planejar seus projetos pessoais e profissionais.

“Com a reforma do Ensino Médio, a grade curricular do Etapa estimulará ainda mais os alunos a participarem de atividades extracurriculares dos quatro eixos estruturantes, de modo que eles possam adquirir um conhecimento multidisciplinar, que os capacitará para influenciar os rumos das Artes, da Ciência, da Tecnologia e de toda a sociedade”, conclui Motta.

 

Quer saber mais? Então acesse o site do Colégio Etapa para conhecer as mais de 40 atividades extracurriculares que nós oferecemos aos nossos alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades