MATRÍCULAS

Receba informações

Atividades Extracurriculares Eventos

Alunos do Etapa se apresentam no ESEG Startup Summit

Por Colégio Etapa em 21/12/2020
Durante o ESEG Startup Summit, uma banca julgadora avaliou os projetos dos alunos e premiou o melhor empreendimento.

Alunos do curso de Empreendedorismo & Finanças – ministrado em conjunto pelo Colégio Etapa e pela ESEG, faculdade do Grupo Etapa – participaram da edição virtual do ESEG Startup Summit, que ocorreu no dia 7 de dezembro.

Durante o evento, os alunos apresentaram suas startups¹ para uma banca julgadora, que avaliou os projetos e premiou o melhor empreendimento, considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais.

“Desde 2013, cerca de 600 alunos já passaram pelo nosso curso e construíram um legado para os jovens que estão aqui hoje. A partir das experiências que nós tivemos com as gerações passadas, criamos uma grade curricular que inclui atividades que desenvolvem não só competências profissionais, mas também humanas”, destaca Pablo Ganassim, professor responsável pela atividade de Empreendedorismo & Finanças no Colégio Etapa Vila Mariana.

“Os alunos que participam dessa atividade vivenciam experiências que eles levarão para a vida. No primeiro semestre, eles desenvolvem habilidades como a comunicação, a gestão de pessoas e a liderança. Já no segundo semestre, eles aprendem tudo o que precisam saber para abrir uma empresa, orientados para a gestão de pessoas e de negócios sustentáveis”, relata Douglas Giglioti, professor responsável pela atividade de Empreendedorismo & Finanças no Colégio Etapa Valinhos.

“As aulas também contemplam o desenvolvimento de um plano de negócios, planejamentos financeiros, investimentos, taxa de retorno, economia, macroeconomia e outros assuntos técnicos”, completa Carlos Coelho, professor responsável pela atividade de Empreendedorismo & Finanças no Colégio Etapa São Paulo.

O ESEG Startup Summit é o resultado de um trabalho acadêmico que ocorreu ao longo de 2020. Durante o curso de Empreendedorismo & Finanças, os alunos desenvolvem noções de educação financeira, empreendedorismo, Marketing, mercado de ações, metodologias de processos, entre outros assuntos.

Por fim, a última atividade do curso consistiu na criação de uma startup, cujo desenvolvimento envolve várias etapas. Por conta disso, os alunos foram divididos em 18 grupos e participaram de quatro fases eliminatórias de avaliação dos projetos.

Na primeira etapa, eles produziram um vídeo que sintetizava as ideias para a fundação das startups. Depois, cada projeto foi avaliado por uma banca formada por ex-alunos do curso de Empreendedorismo & Finanças, que selecionou os grupos que participariam da próxima fase.

Já na segunda etapa, os grupos apresentaram os trabalhos a uma nova banca julgadora, dessa vez, formada por funcionários de multinacionais do ramo de tecnologia e por um especialista em empreendedorismo. Os convidados fizeram perguntas e sugestões sobre a viabilidade dos negócios, enquanto os alunos tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e argumentar sobre o escopo dos projetos.

Na terceira fase, foi a vez de empreendedores que possuem startups avaliarem os trabalhos e indicarem as três equipes que disputariam a final. Os selecionados foram:

  • Nuvô – formada pelos alunos Alessandra Magalhães Marques, Livia Men Yao Gu e Susan Yen Hui Min: marketplace² que tem a finalidade de aproximar os clientes dos artesãos e pequenos fabricantes de produtos artísticos de todo o Brasil;
  • QR Health – formada pelos alunos Zolder Stekhardt Filho, Luiz Felipe Arruda Torres, Luiz Gustavo Rossi Pernassi e Victor Rodrigues Frigogem: startup criada para oferecer mais independência e mobilidade às pessoas com deficiência intelectual;
  • VidaEco – formada pelos alunos Maria Cecília Warpechowski, Sophia Helena Queiros de Assis E Silva, Mariana Faria Miyazaki e João Victor F. F. de Albuquerque: aplicativo criado para comercializar produtos e cosméticos sustentáveis e biodegradáveis.

 

Rodada de investimentos

Na quarta e última fase, os grupos se apresentaram para a banca composta pelos profissionais Carlos Eduardo Bernini Kapins, cardiologista, empreendedor e ex-aluno do Colégio Etapa; Leila Keiko Canegusuco, professora do curso de Engenharia da Produção da ESEG; e Marcello Romani-Dias, professor da ESEG e especialista em Estratégia Empresarial.

Durante o ESEG Startup Summit, tanto os jurados quanto os convidados puderam investir simbolicamente nas empresas finalistas, por meio do ESEG Money (moeda fictícia), e a empresa que recebeu o maior aporte dos investidores foi eleita a vencedora da atividade.

Após a avaliação dos membros da banca, o professor Pablo Ganassim divulgou o grupo vencedor: a empresa QR Health, que desenvolveu um aplicativo que fornece os dados de geolocalização das pessoas com deficiência à família, garantindo que elas tenham flexibilidade para executar suas tarefas sozinhas, sem correr o risco de se perderem.

“O curso foi excepcional porque começamos sem saber quase nada dos temas abordados e, agora, dominamos técnicas que seriam abordadas apenas na faculdade”, aponta Zolder Stekhardt Filho, integrante do grupo QR Health.

“Procuramos oferecer liberdade para as pessoas por meio do QR Health”, afirma Zolder. “Esse curso foi uma das coisas mais revigorantes e intensas que aconteceu este ano. Eu me sinto como a Fênix, renasci, essa vitória me revigorou”, completa.

 

¹Startup: empresa criada para aprimorar ou desenvolver novos modelos de negócio, com o intuito de atender as necessidades de pessoas ou de outras empresas.

²Marketplace: modelo de negócio no qual algumas marcas oferecem a sua estrutura de e-commerce para pessoas ou empresas menores que, por sua vez, conseguem ter mais visibilidade e maior lucratividade.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades