MATRÍCULAS

Receba informações

Vestibular

Histórias para inspirar: Marina Sujkowski Lima

Por Curso Etapa em 15/06/2020
Marina Sujkowski Lima conta que a redação e os materiais didáticos do cursinho fizeram a diferença durante a sua preparação.

Depois de um ano intenso de estudos, Marina Sujkowski Lima viu o seu nome não só em uma, mas em três listas. A ex-aluna do Curso Etapa foi aprovada no curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), no bacharelado em Ciências e Humanidades da Universidade Federal do ABC (UFABC) e no curso de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP), onde escolheu estudar.

Marina, que decidiu fazer o cursinho junto com o último ano do Ensino Médio, garante que o esforço foi recompensado. “Conciliar o terceiro ano com o pré-vestibular foi um desafio, mas com certeza valeu a pena. A dinâmica do cursinho era bem diferente, com aulas mais aprofundadas e focadas no vestibular. E isso foi essencial para a minha aprovação”, conta.

Marina afirma que a preparação para as provas de redação foi fundamental para a sua conquista. “É muito importante treinar diferentes tipos de redação, já que cada vestibular possui um estilo. Saber usar a bagagem cultural nos textos, escrever de forma coesa, coerente, de acordo com o tema proposto e usando uma linguagem adequada são algumas dicas para se sair bem nessa prova”, afirma ela que alcançou a nota 960 na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A ex-aluna do Curso também destaca os materiais didáticos como peças essenciais para a sua aprovação. “As apostilas do Etapa são muito completas! Elas trazem o conteúdo teórico e, depois, exercícios iniciais, passando para os mais aprofundados e finalizando com os mais desafiadores. Além disso, também tem os materiais complementares e de revisão”, comenta.

Marina Sujkowski Lima toca violino e explica que a música foi sua aliada para superar o estresse pré-vestibular. “O violino foi essencial para me tranquilizar ao longo dessa jornada. Mas o cursinho também me ofereceu apoio emocional. O Etapa sempre foi muito acolhedor, desde o meu primeiro contato, quando vim prestar a prova de bolsa”, finaliza.

 

Conheça mais o Curso Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades