Durante os meses de fevereiro e março, alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa participaram da Manhã Interativa 2024. Realizado nas três unidades, o evento promoveu diversas atividades para incentivar a interação entre as crianças e proporcionar um aprendizado mais divertido.
“A Manhã Interativa reúne a comunidade escolar com o intuito de permitir que as crianças vivenciem experiências únicas de desenvolvimento cognitivo e social. Ao longo do evento, são realizadas dinâmicas relacionadas à Arte, às Ciências e à Música”, explica Denise Santos, coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa Valinhos.
Além de ampliar a relação de amizade entre os alunos, estimular a socialização e favorecer a cooperação, a Manhã Interativa também contribui para o aprimoramento de outros aspectos importantes no desenvolvimento das crianças. “Com as atividades propostas, é possível trabalhar a coordenação motora e melhorar a atenção”, afirma Maria Carolina Maldonado, coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa Vila Mascote.
O evento também proporciona um melhor convívio entre alunos e professores ao longo do ano letivo. “O ponto principal é a integração, não apenas entre os alunos, mas também entre eles e os professores. Como os professores participam das atividades da Manhã Interativa, conseguimos criar um núcleo mais consolidado e harmônico”, complementa Fabiano Feijó, coordenador da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa Vila Mariana.
Na Manhã Interativa realizada em Valinhos, foram realizadas atividades artísticas e musicais. “A programação incluiu a pintura de uma decoração de peixe para simbolizar a importância e o cuidado com a água e os animais do meio aquático. Também tivemos danças para aquecer o corpo e estimular a interação, além de performances musicais com professores do Colégio”, completa Santos.
Já na Vila Mariana, as crianças percorreram um circuito de três ambientes distintos e tiveram a oportunidade de brincar em diferentes jogos. Alguns envolviam coordenação — como a dinâmica de usar um bambolê de acordo com o ritmo de uma música —, enquanto outros exigiam concentração ou velocidade.
Os alunos da Vila Mascote participaram de atividades relacionadas à história do livro “Os Três Porquinhos”. Depois de fazer uma leitura conjunta dessa obra, as crianças coloriram e recortaram um chapéu com orelhas de porco. Depois, recriaram as casas dos porquinhos, utilizando materiais que simbolizavam palha, madeira ou tijolo. Por fim, todos os alunos participaram de uma brincadeira na quadra.