MATRÍCULAS

Receba informações

Internacional

Aprovações Internacionais 2020: João Vitor Pires Henares

Por Colégio Etapa em 13/07/2020
João Vitor Pires Henares também foi aprovado na Universidade de São Paulo (USP).

Purdue University, University of California – Irvine, University of California – Merced, University of California – Riverside, University of California – San Diego, University of California – Santa Barbara, University of California – Santa Cruz e University of Notre Dame

 

João Vitor Pires Henares, 18 anos, iniciou os estudos no Colégio Etapa no Ensino Médio para se preparar para os processos de seleção das universidades internacionais.

“Eu decidi estudar no exterior depois da minha irmã, que estuda na University of Notre Dame, compartilhar a sua experiência. Com isso, percebi que os profissionais da minha área de interesse são muito valorizados nos Estados Unidos e que eu poderia ter objetivos maiores do que se eu estudasse no Brasil”, explica.

Depois de tomar essa decisão, João Vitor precisou conciliar as aulas do Ensino Médio, a preparação para o application¹ e outras atividades extraclasse. Uma das atividades extracurriculares realizadas por ele foi a participação nas equipes olímpicas do Etapa, o que lhe rendeu duas medalhas: uma de bronze na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) em 2018; e outra de bronze no Canguru de Matemática em 2019.

E para aprender mais sobre Ciência da Computação, que é a sua área de interesse, João Vitor se inscreveu em um curso de verão no Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos principais centros de estudo e pesquisa em Ciências, Engenharia e Tecnologia do mundo.

“Essa experiência foi especialmente relevante para o meu crescimento, porque eu pude conhecer uma atividade que foi decisiva para a minha escolha de carreira e ainda recebi elogios do professor. O trabalho final consistia na criação de um jogo e ele disse que o meu projeto foi o melhor daquele verão”, conta, orgulhoso.

 

Mais de você

Fora do Etapa, João Vitor se dedicou intensamente a três hobbies: cozinhar, desenhar e jogar videogame, atividade que influenciou a sua escolha de carreira. “Por meio desses passatempos, descobri algo essencial para o meu sucesso profissional. Basicamente, concluí que preciso imprimir personalidade em tudo o que faço para me destacar onde quer que eu esteja. Não basta só fazer um trabalho bem feito, ele precisa ter a minha cara”, diz.

Com esse pensamento, João Vitor Pires Henares construiu um portfólio que atraiu a atenção de oito universidades americanas: ele foi aprovado nos cursos de Ciência da Computação da Purdue University, da University of California – Irvine, da University of California – Merced, da University of California – Riverside, da University of California – San Diego, da University of California – Santa Barbara, da University of California – Santa Cruz e da University of Notre Dame, onde irá estudar.

“Escolhi a University of Notre Dame porque ela é, antes de tudo, uma grande família. Poucas universidades no Estados Unidos possuem um senso de comunidade tão forte quanto essa. E isso é muito bom para o meu futuro profissional, pois é uma instituição que incentiva o networking entre os estudantes”, destaca.

Além desses resultados, João Vitor também foi aprovado no curso de Ciência da Computação da Universidade de São Paulo (USP).

Enquanto espera o início das aulas, João Vitor revela quais são os planos para o futuro. “O meu principal objetivo é trabalhar em uma empresa gigante do ramo de videogames e, após adquirir a experiência e o conhecimento necessários, pretendo investir na criação do meu próprio estúdio de criação de jogos”, revela.

 

João Vitor Pires Henares escolheu Notre Dame após ouvir os relatos da irmã.

University of Notre Dame 

 

Sobre a University of Notre Dame

A University of Notre Dame ocupa o 15º lugar no ranking U.S. News & World Report de melhores universidades dos Estados Unidos. Fundada por um padre francês em 1842, é uma instituição de ensino superior católica, mas recebe alunos de todas as crenças e culturas.

Notre Dame combina a tradição e a inovação: de um lado, a reputação histórica do seu curso de Negócios e Administração, e de seus times esportivos. Do outro, o crescente investimento em pesquisa científica e tecnológica.

¹Application: processo de seleção para as universidades americanas.

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades