Blog de notícias do Colégio e Curso Etapa

Aluno do Etapa conquista medalha de prata na IPhO 2023

Escrito por Colégio Etapa | 26/07/2023 13:50:22

Murilo de Andrade Porfirio, aluno do Colégio Etapa, conquistou uma medalha de prata na Olimpíada Internacional de Física (IPhO) 2023. O torneio foi realizado entre os dias 10 e 17 de julho, na cidade de Tóquio, no Japão.

A IPhO 2023 contou com a participação de mais de 80 países, representados por delegações de até cinco estudantes. A equipe do Brasil foi selecionada a partir dos resultados do Torneio Brasileiro de Física (TBF) 2023, que ocorreu entre os meses de março e abril, na Paraíba.

 

Trajetória olímpica

No Etapa, os alunos que se interessam por olimpíadas do conhecimento encontram um ambiente com todo o apoio dos professores e uma infraestrutura completa de preparação para esse tipo de competição.

“Murilo participou de aulas nas quais ele pôde treinar a resolução de exercícios que costumam ser cobrados na IPhO. Com o apoio de tutores que já participaram da competição, ele conseguiu se adaptar ao estilo da prova e conquistar confiança para a olimpíada”, explica Bruno Albuquerque, professor de Física do Colégio Etapa.

Além disso, o jovem utilizou nossos plantões on-line para esclarecer dúvidas sobre os conteúdos exigidos no torneio. “Ele recebeu orientações de estudos e feedbacks dos simulados realizados. Isso permitiu que ele compreendesse quais aspectos poderiam ser aprimorados”, completa Albuquerque.

Todos esses diferenciais disponibilizados pelo Colégio Etapa proporcionam as melhores condições para que nossos alunos conquistem resultados expressivos em torneios nacionais e internacionais, reforçando a nossa tradição olímpica.

 

Programação cultural

Além de participarem das competições de Física, os alunos também tiveram a oportunidade de realizar excursões para conhecer um pouco mais a cultura do país-sede.

A programação contou com uma visita a pontos turísticos de Tóquio — incluindo os tradicionais bairros de Asakusa e Ueno — e uma viagem para a região de Kanto, na qual os jovens passearam pelas cidades de Kamakura e Niko. Além disso, eles participaram de uma Feira Cultural no National Olympic Memorial Youth Center.

 

Sobre a Olimpíada Internacional de Física (IPhO):

Considerada a maior competição de Física do mundo para estudantes do Ensino Médio, a IPhO é realizada desde 1967 com o intuito de propagar o aprendizado e estimular o interesse dos jovens pela disciplina.

Durante o torneio, os estudantes realizam duas provas — uma experimental e uma teórica — com duração máxima de cinco horas. A primeira geralmente desafia os participantes a responderem dois problemas práticos, enquanto, para a segunda, eles precisam solucionar três questões de alta complexidade.

 

Conheça nosso aluno medalhista:

Murilo de Andrade Porfirio iniciou sua trajetória no Colégio Etapa devido a excelência do ensino oferecido pela instituição. “O histórico de conquistas em olimpíadas científicas e as aprovações dos alunos em universidades internacionais foram fatores que levei em consideração ao fazer minha escolha”, explica.

Apesar de eleger a Física como sua disciplina preferida, o jovem já conquistou resultados expressivos em olimpíadas de diversas áreas do conhecimento. Entre elas, estão medalhas de ouro na Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (2022), no Torneio Brasileiro de Física (2023) e na Olimpíada Brasileira de Ciências (2022), além de um ouro (2022) e uma prata (2023) na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo.

“Os maiores desafios das olimpíadas científicas envolvem o controle da ansiedade e a concentração ao longo de todo o exame. Mas, graças a essas competições, eu aprendi a manter o foco e aprimorei algumas habilidades importantes, como gerenciar o tempo e ser paciente”, afirma.

Nas horas vagas, Murilo gosta de desenhar e tocar piano, além de ler sobre Astronomia e montar circuitos variados com componentes eletrônicos. Inclusive, esses hobbies influenciaram o caminho que o aluno pretende seguir no ensino superior. “Eu me interesso muito por Engenharia Aeroespacial e por sua intersecção com a Astronomia, pois esse é um ramo de grande desenvolvimento tecnológico”, conclui.