Lucas Nogueira Gilioti Loes e Murilo de Andrade Porfírio, alunos do Colégio Etapa, conquistaram medalhas de ouro na Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (IJSO) 2022. A competição ocorreu entre os dias 2 e 12 de dezembro em Bogotá, na Colômbia, com a participação de 203 estudantes de 40 países.
Além das premiações recebidas nas provas individuais, os alunos também conquistaram medalhas de ouro por terem alcançado o 1º lugar nas provas experimentais, realizadas em grupo, à frente de outras 79 equipes.
Com esses resultados expressivos, nossos alunos encerraram o torneio em excelente colocação no ranking geral: Lucas ficou em 6º lugar (melhor resultado da história da equipe brasileira), enquanto Murilo alcançou o 16º lugar.
No total, a delegação que representou o Brasil no torneio conquistou duas medalhas de ouro e quatro de prata na modalidade individual; e três medalhas de ouro na disputa por equipes.
Imersão cultural
Nos intervalos das provas, o comitê organizador da IJSO 2022 ofereceu uma rica programação cultural aos participantes, que incluiu uma visita ao Planetário de Bogotá, considerado um dos locais de observação mais avançados da América Latina; e ao Cerro Monserrate, mirante que oferece a melhor vista de Bogotá.
Nos últimos dias da viagem, os jovens visitaram a Catedral de Sal, santuário construído entre as minas de sal de Zipaquirá e um dos principais pontos turísticos da Colômbia; e participaram de uma conferência sobre Astrobiologia realizada pela Universidad de Nariño.
Nossos medalhistas acompanhados de Victor Chida, professor
de Química do Colégio Etapa
Sobre a Olimpíada Internacional Júnior de Ciências
A Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (IJSO) ocorreu pela primeira vez em 2004, na cidade de Jakarta, Indonésia. Desde então, o torneio tem sido realizado em um país diferente a cada ano.
A competição foi criada com o intuito de estimular o interesse dos estudantes pelas Ciências, por meio da realização de provas teóricas e experimentais, que exigem pensamento crítico, além de habilidades acadêmicas e comportamentais.
Podem participar do torneio os estudantes que tiverem 15 anos completos até a data de aplicação das provas. No caso do Brasil, a delegação foi selecionada entre os medalhistas da Olimpíada Brasileira de Ciências (OBC).
Por se tratar de uma competição interdisciplinar, a equipe brasileira se dedicou a uma série de treinamentos ministrados pelos nossos docentes de Biologia, Física e Química, incluindo uma preparação especial para as provas experimentais. Desde 2014, o Colégio Etapa é o polo olímpico de treinamentos práticos para a IJSO.