Blog de notícias do Colégio e Curso Etapa

Alunos do Etapa conquistam medalhas de ouro na IMO 2022

Escrito por Colégio Etapa | 15/07/2022 14:07:31

Olavo Paschoal Longo e Marcelo Machado Lage, alunos do Colégio Etapa, conquistaram duas medalhas de ouro durante a 63ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), considerada a maior competição do mundo para estudantes do Ensino Médio.

Esta é a sétima medalha de ouro recebida por alunos do Colégio Etapa. Com esse resultado, nossa equipe olímpica de Matemática conquistou mais da metade de todos os ouros que o Brasil recebeu desde a primeira participação na IMO, em 1979. Além disso, esta é a primeira vez que a delegação brasileira recebe duas medalhas de ouro em uma mesma edição da IMO.

Após dois anos marcados por edições virtuais, devido à pandemia da Covid-19, o torneio ocorreu presencialmente na cidade de Oslo, na Noruega, entre os dias 6 e 15 de julho. No total, a IMO 2022 contou com a participação de 589 estudantes de 104 países.

No caso do Brasil, a delegação recebeu seis premiações, sendo duas medalhas de ouro, uma de prata, duas de bronze e uma menção honrosa. Este ano, a equipe brasileira encerrou a competição em 19º lugar no ranking geral, à frente de países como Áustria, Espanha e França.

 

Preparação intensa

Para participar da IMO 2022, nossos alunos fizeram uma série de treinamentos com o docente romeno Răzvan Gelca, que esteve no Colégio Etapa durante o mês de abril para ministrar aulas às equipes que participarão das próximas competições nacionais e internacionais de Matemática.

No mês de junho, toda a delegação da IMO participou de um novo treinamento realizado pela Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) em parceria com a empresa Giant Steps Capital, no qual os jovens puderam praticar a resolução de questões com o apoio de professores especializados em olimpíadas científicas.

 

 

Olavo Paschoal Longo e Marcelo Machado Lage, medalhistas de ouro na IMO

 

O que dizem os medalhistas de ouro da IMO 2022:

“A conquista do ouro marca o fim de uma jornada de muita dedicação dentro da IMO. Eu fico muito feliz por encerrar essa trajetória da melhor maneira possível! Gostaria de destacar que essa medalha também é fruto do trabalho de muitos profissionais, que me ensinaram tanto ao longo da minha formação, em especial o professor Régis Barbosa, que me apresentou ao universo da Matemática.”

Olavo Paschoal Longo

 

“Esse resultado é fruto de uma trajetória de muito esforço e dedicação à Matemática olímpica - uma jornada que começou ainda no Ensino Fundamental. Já no Ensino Médio, tive a oportunidade de participar de outras olimpíadas nacionais e internacionais, e poder contar com a estrutura do Colégio Etapa foi muito importante para eu me aproximar cada vez mais dessa conquista na IMO.”

Marcelo Machado Lage

 

Histórico do Colégio Etapa na IMO

Nossos alunos participam da competição desde 1994 e, até o momento, já conquistaram 7 medalhas de ouro, 22 de prata, 21 de bronze e 13 menções honrosas.

O Colégio Etapa é a escola brasileira que mais conquistou medalhas de ouro na IMO. Se fôssemos um país, estaríamos à frente de nações consideradas potências educacionais pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como a Dinamarca, a Noruega e a Nova Zelândia, por exemplo.

 

Sobre a Olimpíada Internacional de Matemática

Criada em 1959, na Romênia, a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) é a maior, mais antiga e mais prestigiada competição estudantil voltada aos estudantes do Ensino Médio.

Com exceção das edições de 1980, 2020 e 2021, a IMO ocorre presencialmente todos os anos – sempre em um país diferente – com o intuito de promover a troca de conhecimentos acadêmicos e culturais entre as nações participantes.

Em 2022, a Rússia não pôde participar da competição devido ao conflito com a Ucrânia. Por conta disso, os competidores russos realizaram as provas sob bandeira neutra.

Na IMO, cada país pode enviar uma delegação de até seis estudantes, além do líder de equipe, um vice-líder e observadores, se desejado. Durante a competição, os jovens também participam de um programa de integração, turismo e conhecimento sobre Matemática promovido pelo comitê organizador de cada edição (este ano, o país-sede foi a Noruega).

 

Conheça os alunos premiados na IMO 2022:

Olavo Paschoal Longo - medalhista de ouro

Natural de São Paulo (SP), Olavo Paschoal Longo iniciou os estudos no Colégio Etapa em 2016, quando ainda estava no Ensino Fundamental II. Uma das principais metas do jovem era desenvolver suas habilidades em Ciências Exatas.

Para isso, ele ingressou na equipe olímpica de Matemática e, desde então, conquistou diversas premiações em competições internacionais. Entre elas: uma medalha de prata (2021) na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), uma medalha de ouro (2021) e uma de prata (2020) na Olimpíada Ibero-Americana de Matemática (OIM), além de um ouro perfeito¹ (2019) e uma prata (2020) na Olimpíada de Matemática do Cone Sul.

Já nos torneios nacionais, Olavo recebeu três medalhas de ouro (2019, 2020 e 2021) na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), além de um ouro (2020) e uma prata (2019) na Olimpíada Paulista de Matemática (OPM).

“Eu escolhi me dedicar às competições dessa disciplina porque, para mim, a Matemática é uma área do conhecimento bela e, ao mesmo tempo, complexa. Participar desses torneios me fez compreender a importância de dominar o nervosismo, especialmente nos momentos mais desafiadores”, afirma.

¹Ouro perfeito: reconhecimento destinado ao estudante que acertou todas as questões da prova.

 

Marcelo Machado Lage - medalhista de ouro

Nascido em Belo Horizonte (MG), Marcelo Machado Lage mudou-se em 2019 para cursar o Ensino Médio no Colégio Etapa em São Paulo. Essa escolha foi motivada pela tradição da nossa escola em preparar alunos para as competições científicas e os vestibulares.

Graças ao seu perfil olímpico, o jovem alcançou diversos resultados em torneios de Matemática. Ao todo, ele já conquistou uma medalha de ouro (2021) na Olimpíada Ibero-Americana de Matemática (OIM), medalhas de prata (2021) no Romanian Master of Mathematics e na Olimpíada de Matemática do Cone Sul (2019), e uma medalha de bronze (2020) na Olimpíada de Matemática do Pacífico Asiático (APMO).

Marcelo também obteve conquistas expressivas na Olimpíada Brasileira de Matemática, sendo um ouro (2021), uma prata (2022) e um bronze (2019); além de uma medalha de prata (2021) na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO).

“A preparação para as competições de Matemática requer esforço contínuo e dedicação à resolução de problemas. Sem dúvidas, isso fez com que eu me tornasse uma pessoa mais disciplinada e autônoma. E, considerando que as provas são longas, eu também aprendi a manter a calma nessas situações desafiadoras”, conta Marcelo.