Durante o mês de junho, o Colégio Etapa realizou a tradicional festa junina em suas três unidades: Vila Mascote (11); Valinhos (25) e Vila Mariana (25). Em 2022, esses eventos retornaram ao formato presencial, após dois anos de edições virtuais — devido às medidas de isolamento impostas pela pandemia da Covid-19. Esse retorno agradou aos alunos, familiares e professores da instituição.
Saiba quais foram os destaques das festas juninas!
Vila Mascote
Destinada aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e seus familiares, o evento contou com a participação de, aproximadamente, 250 convidados. Entre as atividades desenvolvidas, danças tradicionais e pratos típicos tiveram destaque. Além disso, as crianças foram responsáveis pela decoração da escola, o que permitiu que elas desenvolvessem ainda mais a criatividade.
Dois personagens também foram criados especialmente para o evento — o sr. Emílio e a srta. Cactarina. Para chegar a esses nomes, os alunos trabalharam, em sala de aula, conceitos como democracia e voto, além da construção de gráficos.
“Essa foi a primeira festa junina presencial da Vila Mascote, então foi uma celebração muito especial, além de ter sido uma oportunidade para os pais e responsáveis conhecerem de perto o trabalho que desenvolvemos com as crianças”, afirma Maria Carolina Maldonado, coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa Vila Mascote.
Valinhos
Alunos de todos os ciclos, familiares e funcionários do Colégio Etapa Valinhos participaram da celebração da Festa Junina, considerada uma das atividades mais tradicionais da escola e que reuniu cerca de 1 900 pessoas.
No evento, atividades ao ar livre envolveram toda a comunidade escolar. As turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I contaram a história da música sertaneja por meio de danças típicas, enquanto os alunos do Ensino Fundamental II e da 3ª série do Ensino Médio realizaram uma apresentação de quadrilha. Além disso, todas as turmas do Ensino Médio também se encarregaram da confecção do correio elegante.
A programação da Festa Junina ainda contou com música ao vivo e comidas típicas, além de brinquedos infláveis, cama elástica e um touro mecânico para as crianças.
“Os festejos juninos são exemplos da pluralidade artística de nosso país e ajudam a contar a história de cada região. Por isso, levar aos alunos o encantamento dessa data é uma maneira de valorizar e difundir a cultura brasileira”, ressalta Denise Santos, coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa Valinhos.
“Esse é um dos eventos mais esperados do ano, tanto pela organização quanto pelos alunos e seus familiares, pois é uma oportunidade de os pais conhecerem melhor o ambiente no qual os filhos estão inseridos”, completa Egleizer Melo, professor de Educação Física do Colégio Etapa Valinhos.
Vila Mariana
A Festa Junina da Vila Mariana contou com, aproximadamente, 450 participantes, entre alunos, pais e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. Durante o evento, que ocorreu no dia 25 de junho, os alunos realizaram diversas atividades, como a apresentação de danças típicas e o correio elegante. No dia 30 de junho, houve uma segunda comemoração destinada apenas aos corpos discente e docente, que ofereceu um lanche junino comunitário e propôs gincanas temáticas.
Para Fabiano Feijó, coordenador da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, essa celebração é mais que um momento de socialização para a comunidade escolar. “Em um mundo em que as influências culturais são afetadas pela globalização, os momentos em que as crianças podem reconhecer e valorizar a cultura popular brasileira são muito importantes. As festas juninas, com todos os seus regionalismos, proporcionam as condições ideais para isso”, explica.
Confira a seguir mais fotos das nossas festas juninas!