Felipe Saneshima Brasil Barbosa conheceu o Colégio Etapa por meio da sua irmã, que já estudava na instituição. “Ela me falava sobre as atividades extracurriculares que eram oferecidas e isso despertou o meu interesse”, recorda.
“Ainda durante o Ensino Fundamental II, eu participei de uma palestra promovida pelo Colégio com os representantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) que me fez considerar a possibilidade de realizar a graduação no exterior”, relembra Felipe.
“Esse evento despertou a minha curiosidade sobre a cultura das universidades americanas e o estilo de ensino do país. A partir de então, comecei a avaliar quais atividades extracurriculares agregariam ao meu currículo”, conta.
De acordo com o jovem, participar do Etapa Model United Nations (Emun) foi essencial para sua candidatura. “Além das sessões semanais da atividade, eu participei de 13 simulações externas e ganhei o prêmio de Best Delegate na Famun 2022. Essas experiências aprimoraram minhas habilidades de comunicação, debate e trabalho em equipe, e também despertaram meu interesse por Relações Internacionais”, destaca.
A jornada de Felipe no Etapa incluiu, ainda, diversas conquistas em olimpíadas do conhecimento. Entre elas, podemos ressaltar duas medalhas de ouro (2018 e 2019) e duas de prata (2020 e 2021) na Olimpíada Brasileira de Física (OBF); um ouro (2019) na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM); uma prata (2017) e um bronze (2019) na Olimpíada de Matemática Rioplatense (OMR), além de uma prata (2020) na Olimpíada de Matemática Online em Português (OMOP).
Essas experiências demonstram a afinidade de Felipe com diferentes áreas do conhecimento, o que foi trabalhado como uma força em sua candidatura, pois a variedade de interesses do jovem revela seu perfil multifacetado.
Outro diferencial foi o seu comprometimento com a música. Ao longo de 10 anos, ele estudou violão e, em 2021, começou a praticar violino. “Todas essas atividades estiveram presentes no meu application¹, sendo tema de diversas essays²”, revela.
Felipe contou com o apoio familiar durante toda a sua trajetória até a realização do sonho de ser aprovado em uma universidade internacional. Seus pais, inclusive, o incentivaram a se candidatar por meio da modalidade early decision³.
Essa decisão fez com que Felipe tivesse menos tempo para preparar todos os documentos necessários e realizar todas as etapas do application. Contudo, com o auxílio e a orientação do Setor Internacional, ele conseguiu desenvolver uma candidatura competitiva para a aprovação na modalidade.
“Eu estava um pouco inseguro, pois a taxa de aceitação da Brown University é muito pequena e eles não costumam conceder financial aid. Apesar de todas as incertezas, eu decidi tentar, pois essa era a universidade dos meus sonhos”, relembra o jovem.
Uma fase desafiadora do application para a Brown foi o envio de um vídeo de apresentação, que substituiu a entrevista. Para se destacar nessa etapa, Felipe decidiu utilizar um de seus hobbies: o origami. “Escrevi um roteiro que demonstrava quem eu sou por meio de metáforas relacionadas a essas dobraduras de papel”, explica.
O envio das essays — que abordavam tópicos como a escolha da universidade e do curso de graduação — também exigiu muita dedicação do nosso ex-aluno, que encontrou no Etapa o apoio necessário para o seu sucesso. “O Setor Internacional forneceu todo o suporte que eu precisava para essa etapa e as oficinas de redação promovidas no Colégio permitiram que eu aprimorasse os meus textos”, afirma.
Os frutos do esforço de Felipe sob orientação do Setor Internacional não tardaram a chegar: em dezembro, o jovem recebeu a notícia de que havia sido aprovado na Brown University para o curso de Relações Internacionais. Além disso, ele foi contemplado com uma bolsa de estudos que cobre aproximadamente 80% do valor da graduação e conta com benefícios adicionais, como passagens anuais para o Brasil.
Enquanto celebra a sua conquista, Felipe Saneshima Barbosa planeja os próximos passos: “Pretendo trabalhar durante um tempo e depois fazer uma pós-graduação. Meu sonho é ingressar na diplomacia, por isso, tenho a intenção de me candidatar a cargos na Organização das Nações Unidas (ONU)”, revela.
Localizada na cidade de Providence, nos Estados Unidos, a Brown University foi fundada em 1764. Ela é considerada uma das universidades mais antigas e prestigiadas do país, integrando o seleto grupo da Ivy League.
A instituição se destaca pela excelência em pesquisas, tendo entre seus egressos sete ganhadores de Prêmio Nobel. Outros alumni notáveis são a atriz Emma Watson e o ator e diretor John Krasinski.
¹Application: termo utilizado para o processo de seleção para as universidades americanas e canadenses.
²Essays: redações autobiográficas que são exigidas na candidatura de diversas universidades no exterior.
³Early decision: modalidade na qual o estudante se candidata antecipadamente a uma universidade e, caso seja aceito, se compromete a retirar todas as candidaturas para outras instituições.