O ano de 2024 será lembrado por Fábio Quessada Mercado como o ano em que ele foi aprovado no curso de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e da Universidade de São Paulo (USP).
Após analisar as vantagens de cada instituição, o ex-aluno do Curso Etapa decidiu estudar no Insper, onde conquistou uma bolsa de estudos integral. “Ser aprovado nessas três faculdades foi fenomenal, e esse resultado mostrou que todo o meu esforço ao longo do ano foi recompensado. Eu fiquei em êxtase, inclusive porque consegui a isenção de mensalidade no Insper”, afirma.
Conhecendo a excelência do Curso Etapa, Fábio se matriculou na instituição em busca do suporte necessário para sua aprovação no vestibular. “Eu recebi um material didático de ótima qualidade, podia contar com o apoio de diversos plantonistas para esclarecer dúvidas sobre o conteúdo e também tinha recursos tecnológicos do Etapa à minha disposição, o que deixava a minha rotina de estudos mais completa”, explica.
Mas esses não foram os únicos fatores importantes para a preparação do jovem. Os simulados disponibilizados aos alunos do Curso Etapa tiveram papel decisivo em sua aprovação. “Essas provas mostraram os meus principais pontos de acerto e me ajudaram a entender em quais aspectos eu precisava me esforçar mais. Isso fez com que eu pudesse organizar melhor o meu cronograma de estudos”, completa.
O sucesso no vestibular também foi consequência do bom desempenho de Fábio nas provas de redação. “No início do Curso, eu tinha muita dificuldade em articular o meu repertório e construir minha argumentação. Mas com a didática dos professores, a correção dos plantonistas e as escritas frequentes, eu consegui melhorar bastante e, inclusive, tirar a nota máxima na redação do Insper”, diz.
“Com o material que o Etapa vai disponibilizar e o esforço dos professores, com certeza você vai conseguir alcançar o seu sonho”, ressalta.
Fábio escolheu a carreira de Economia devido a dois fatores: média salarial após a formação e paixão pela área. “Quando soube que essa profissão também é responsável por quantificar os problemas sociais, descobri que gostaria de trabalhar nessa área. Além disso, os cargos de Economia são muito bem remunerados, o que me deu mais certeza da minha escolha”, esclarece.
No primeiro ano da faculdade, Fábio Quessada Mercado já consegue imaginar a sua trajetória profissional. “Eu planejo trabalhar em uma instituição financeira e gostaria de atuar na área de gestão de ativos, ou seja, investindo o dinheiro de outras pessoas”, conclui.