No mês de junho, alunos do Colégio Etapa Valinhos e Vila Mariana participaram da Exposição Cultural 2024. O evento é uma oportunidade para pais e responsáveis visitarem a escola e conhecerem os projetos desenvolvidos pelas crianças ao longo do ano.
“Os pais podem conferir o aprendizado dos alunos na prática. As famílias auxiliam no desenvolvimento do tema, com orientações sobre as pesquisas que devem ser feitas em casa e a elaboração dos trabalhos”, explica Fabiano Feijó, coordenador da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa Vila Mariana.
No Colégio Etapa Valinhos, a Exposição Cultural conta com a participação de alunos da Educação Infantil e de todo o Ensino Fundamental. Já na unidade da Vila Mariana, o evento é destinado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental I.
Em Valinhos, o tema trabalhado foi Aqua, que ofereceu aos alunos a oportunidade de aprender sobre a dinâmica da água no planeta Terra. “Levantamos questões sobre quem tem acesso à água, como ocorre a distribuição entre os países e como a água circula no ambiente. O intuito é que as crianças tenham uma visão mais crítica de como é necessário cuidar desse bem tão precioso", esclarece Renê Rocha, professor de Biologia do Colégio Etapa Valinhos.
Família observa trabalhos expostos na Exposição Cultural de Valinhos
“Esse é um tema muito importante, pois a água é fundamental para a sobrevivência de todos os seres vivos do planeta. Aprender a preservá-la faz com que nossos alunos tenham um futuro mais equilibrado”, complementa Denise Santos, coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa Valinhos.
Já em São Paulo, os alunos desenvolveram projetos para o tema Continentes, em que foram abordados aspectos como características geográficas, cultura, gastronomia e pontos turísticos de diferentes países. “Desde o início do ano letivo, os professores abordaram o assunto com as crianças, que realizaram pesquisas e construíram coletivamente a exposição, com desenhos, fotos, filmagens, jogos interativos e maquetes”, explica Feijó.
Atividade interativa na Exposição Cultural de São Paulo
Além de proporcionar um aprendizado lúdico, a Exposição Cultural também permite que as crianças desenvolvam diferentes habilidades sociais. “O foco principal é o trabalho em equipe, com a construção de uma apresentação coletiva do tema proposto. Mas também desenvolvemos a capacidade de pesquisa, a criatividade e o senso crítico em relação ao que está sendo trabalhado”, diz Feijó.
Outro ponto positivo do evento é a possibilidade de ensinar a importância da pesquisa. “Nós instruímos os alunos a buscarem informações de forma correta, sempre contando com a orientação de pais e professores. Além disso, essa é uma excelente oportunidade de aprimorar habilidades de leitura e interpretação”, finaliza Santos.
"Nesta edição da Exposição Cultural, eu apresentei um trabalho sobre a água fora da Terra. Foi uma experiência muito legal, porque todos os alunos se uniram e se esforçaram bastante para desenvolver trabalhos interessantes", Elaine Fernandes de Almeida e Silva, aluna do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Etapa Valinhos.
"Esse é um evento muito interessante, pois as obras fogem do convencional e nos surpreendem com diversos tipos de interações. A Exposição Cultural é importante por trabalhar a criatividade das crianças, ensinar sobre a coletividade e incentivar o contato com as Artes”, Andréa Tiemi Shimizu, mãe de aluno do Colégio Etapa Vila Mariana.