Após duas seletivas acirradas, os alunos do Colégio Etapa avançaram para a fase nacional de um torneio de Robótica. A fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – Modalidade Prática foi realizada no último dia 31 de agosto, em São Paulo.
A equipe The Timeless se classificou para a fase nacional em 1º lugar no ranking geral. Já a Momentum Robotics - Line ficou em 4º lugar e recebeu o prêmio de “Melhor Equipe de Escola Privada”.
Durante o torneio de Robótica os alunos construíram robôs capazes de superar obstáculos, subidas e descidas íngremes e, ainda, terrenos irregulares para socorrer vítimas em uma simulação de incêndio.
“O trabalho do aluno que constrói um robô competitivo assemelha-se ao de um cientista – que formula e testa hipóteses – e possibilita o desenvolvimento da criatividade, da capacidade de análise e do pensamento lógico”, explica o coordenador de olimpíadas de Robótica do Colégio Etapa, Victor Reiss.
“No entanto, o conhecimento acadêmico não é o suficiente para se obter bons resultados em competições de Robótica. Geralmente, os torneios dessa disciplina são realizados em grupos, então os alunos precisam saber trabalhar em equipe e agir de forma colaborativa para alcançar os resultados esperados”, conclui Reiss.
Sobre o torneio de Robótica
A Robótica é um grande vetor do desenvolvimento econômico e social dos países. Por conta disso, a OBR surgiu com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre o tema, atrair os jovens para as carreiras científicas e, ainda, estimular o desenvolvimento de novas tecnologias.
Confira os outros resultados olímpicos do Colégio Etapa
Desde a sua fundação, em 1982, o Colégio Etapa tem conquistado importantes reconhecimentos em competições estudantis estaduais, nacionais e internacionais. Todos os anos, os nossos alunos marcam presença nos pódios olímpicos e reforçam a nossa tradição de ser o colégio brasileiro com o maior número de medalhas nesses torneios. Com isso, os resultados do Etapa inspiram as novas gerações de alunos que desejam ser MULTI olímpicos. Para saber mais, clique aqui.