No dia 17 de novembro, o Colégio Etapa e a Universidade de Coimbra realizaram um evento para apresentar os detalhes do "B-a-Scientist", programa de iniciação científica voltado aos nossos alunos que estão cursando o Ensino Médio.
O projeto é fruto da parceria firmada entre as duas instituições no mês de março, a qual prevê a formação de grupos de trabalho nas áreas de Biologia, História e Química, sob a orientação dos nossos docentes e dos professores da UCoimbra.
"O programa contribuirá de forma substancial para o desenvolvimento acadêmico dos nossos alunos, considerando a troca de experiências com pesquisadores reconhecidos em suas áreas de estudo e a oportunidade de se aprofundar nos aprendizados sobre o método científico, que serão fundamentais no ensino superior”, afirma Cristina Tavares, coordenadora do Setor Internacional do Colégio Etapa.
O "B-a-Scientist” terá quatro meses de duração, divididos em três etapas:
- Desenvolvimento do projeto: os grupos participarão de sessões de orientação com os professores ao longo de todo o semestre. Além das tutorias, também haverá workshops sobre temas como ética e integridade científica, metodologia científica e comunicação de projetos científicos;
- Experimentar: em julho de 2023, os alunos comparecerão à semana de imersão da UCoimbra, em Portugal, que incluirá a participação nas atividades do programa de verão da instituição, com pleno acesso aos laboratórios. Durante a viagem, todo o grupo será supervisionado por um funcionário do Colégio designado para acompanhá-los.
- Comunicar: os grupos apresentarão seus projetos durante o Congresso Júnior da UCoimbra, em que serão avaliados por uma banca examinadora e receberão os certificados de conclusão do curso. Além dos diplomas, a instituição também oferecerá um prêmio ao melhor trabalho produzido e, ainda, colocará o grupo em contato com a Comunidade Etapa – formada por alunos que estudam ou estudaram na Universidade de Coimbra.
"Sem dúvidas, os benefícios do 'B-a-Scientist' transcendem os aspectos acadêmicos. Os alunos terão a oportunidade de desenvolver novas competências socioemocionais - especialmente durante a viagem para Portugal - e de vivenciar experiências relevantes que podem e devem ser exploradas para que eles se destaquem nas candidaturas às universidades internacionais”, completa a coordenadora do Setor Internacional.
Cronograma previsto (sujeito a alterações):
- Março de 2023: definição das linhas de pesquisa e início das reuniões remotas com os tutores do Colégio Etapa e da Universidade de Coimbra;
- Junho de 2023: encerramento das atividades acadêmicas remotas;
- Julho de 2023: semana de imersão na Universidade de Coimbra e apresentação dos trabalhos durante o Congresso Júnior.
Quer saber mais sobre o programa "B-a-Scientist”, realizado pelo Colégio Etapa e pela Universidade de Coimbra? Então entre em contato com o Setor Internacional pelo e-mail internacional@etapa.com.br para esclarecer todas as dúvidas sobre o projeto e o investimento necessário para a adesão ao programa de iniciação científica.
As vagas são limitadas!