Alunos do Colégio Etapa conquistaram 11 medalhas de ouro, 23 de prata, 29 de bronze e 71 menções honrosas na 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2019), cujas provas finais foram realizadas em setembro.
“Estamos muito satisfeitos com o desempenho dos nossos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, que conquistaram mais de 130 medalhas em todos os níveis da competição”, destaca Régis Prado Barbosa, coordenador de olimpíadas de Matemática do Colégio Etapa.
“Isso premia o esforço e a dedicação dos alunos, além do apoio das famílias, e nos incentiva a continuarmos com uma preparação forte para as competições”, completa Barbosa.
Com esse resultado, o Etapa foi o colégio que mais conquistou medalhas de ouro na modalidade Escolas Privadas: no total, os nossos alunos conquistaram 15% de todas as medalhas de ouro distribuídas aos estudantes das escolas particulares.
Criada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é realizada anualmente pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem o objetivo de estimular o estudo da Matemática no Brasil.
Na OBMEP, os estudantes competem individualmente em duas modalidades – Escolas Públicas e Escolas Privadas (desde 2017) –, que são divididas em três níveis:
Em 2019, a OBMEP contou com a participação de 18,2 milhões de estudantes de todo o Brasil.
O Colégio Etapa oferece mais de 40 atividades extracurriculares para que os alunos possam se expressar e descobrir novas aptidões.
No caso dos alunos que integram a equipe olímpica, os benefícios são muitos: durante as competições eles vivenciam situações que os conduzem ao autoconhecimento, à superação de desafios e à troca de experiências com estudantes de outros estados e de diferentes países.
A participação em torneios estudantis também coloca o estudante em vantagem no processo de seleção das melhores instituições de ensino nacionais e internacionais. No Brasil, instituições como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) possuem vagas destinadas exclusivamente aos estudantes olímpicos. Em 2019, cinco alunos do Colégio Etapa foram aprovados na USP por meio desta modalidade de ingresso.