Cinco alunos do Colégio Etapa foram premiados na Competição Ibero-Americana de Informática e Computação (CIIC) 2021, conquistando quatro medalhas de ouro e uma medalha de prata. O torneio, que ocorreu virtualmente no dia 22 de maio, contou com a participação de 125 estudantes de 14 países.
Destaque para o desempenho dos nossos alunos Luiz Henrique Yuji Delgado Oda, que recebeu a medalha de ouro Top Gold, destinada ao aluno que encerrou a competição em 1º lugar no ranking geral; e Carolina Moura Valle Costa que, pelo segundo ano consecutivo, foi a menina mais bem classificada no torneio, conquistando o 2º lugar.
“Esse resultado é fruto de um esforço coordenado entre nossos professores e os alunos da equipe olímpica de Informática, os quais seguiram se preparando com o mesmo empenho, apesar das restrições impostas pela pandemia”, afirma André Sousa, professor responsável pela preparação da equipe olímpica de Informática do Colégio Etapa.
“Além disso, nós sempre ressaltamos para os nossos alunos que a participação na equipe olímpica traz ganhos que vão além das medalhas. Ao longo dessa jornada, eles aprendem que a disciplina e a dedicação são fundamentais para alcançar metas. Naturalmente, eles começam a receber as recompensas desse esforço, inspirando as novas gerações de alunos que pretendem trilhar esse mesmo caminho”, completa Sousa.
Com esses resultados, o Colégio Etapa conquistou 4 das 11 medalhas de ouro distribuídas pelo comitê organizador do torneio.
A CIIC foi criada em 1997 com o intuito de fomentar a realização de competições científicas em todos os países ibero-americanos e, ainda, estimular o interesse dos jovens pela Informática a partir do intercâmbio cultural entre as nações participantes.
Podem participar dessa olimpíada os estudantes do Ensino Médio dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, México, Peru, Portugal, República Dominicana e Venezuela.