O Curso Etapa realizou mais uma edição do Ciclo Etapa de Orientação Profissional (CEOP) no dia 18 de maio. A palestra, voltada aos alunos que pretendem prestar vestibular para o curso de Administração, ocorreu de forma híbrida.
Durante o evento, José Guilherme Ferraz de Campos, coordenador do curso de Administração da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa, compartilhou experiências e perspectivas sobre essa graduação e a empregabilidade na área.
O palestrante usou sua própria história, e o fato de ter começado a trabalhar ainda no segundo ano de faculdade, para demonstrar que a área oferece muitas oportunidades para a inserção no mercado de trabalho. “A ascensão na carreira pode ser relativamente rápida, mas isso varia de acordo com o perfil do profissional e da empresa em que ele está inserido”, afirma.
Confira a seguir outros destaques do CEOP 2022 - Administração:
O que faz um administrador?
Segundo Campos, as funções básicas de um administrador são definidas por meio da sigla PODC (planejar, organizar, dirigir e controlar), independentemente da área de atuação. “Mesmo assim, o profissional pode se especializar em diferentes setores, como o Comercial, o Financeiro, o de Gestão de Recursos Humanos e o Marketing, considerando que a graduação costuma abordar todos eles”, explica.
“Na verdade, o administrador só vai conseguir transitar por todas as esferas e exercer totalmente as diferentes habilidades que adquiriu durante o curso quando estiver ocupando um cargo de presidência em uma empresa. Antes disso, espera-se que ele se especialize em uma dessas áreas”, ressalta o coordenador.
“No mercado de trabalho, além das hard skills — que envolvem os conhecimentos técnicos necessários para o preenchimento de uma vaga —, o ideal é que o administrador também apresente o domínio das soft skills — habilidades sociais e emocionais que serão úteis para a execução de suas funções —”, completa.
O que se estuda em um curso de Administração?
Durante a palestra, Campos apresentou a grade curricular de alguns cursos de Administração, para demonstrar que a formação obtida nessa graduação é mais generalista e permite que o estudante obtenha noções de diferentes áreas. “Entre as disciplinas mais comuns estão Direito Empresarial, Estatística, Ética, Filosofia, Matemática Financeira e Pensamento Crítico”, destaca.
Além disso, muitos desses cursos oferecem o que Campos chama de “fábrica de skills”, em que são abordados conteúdos como Design Thinking & Mundo Criativo; Gerenciamento Ágil de Projetos; Inteligência Emocional; Oratória e Persuasão; Storytelling; Técnicas de Gerenciamento do Tempo e Técnicas de Negociação, por exemplo.
Mercado de trabalho
Campos ressalta que os administradores podem trabalhar em diversos lugares e em diversos setores, como consultorias e auditorias, em empresas privadas ou de capital misto, em organizações não governamentais (ONGs), no setor público ou, ainda, abrir a sua própria empresa. Além disso, ele enfatiza que essa área conta com muitas vagas para quem deseja seguir carreira acadêmica.
Segundo o coordenador, é possível observar uma mudança no perfil das oportunidades profissionais nos últimos anos. “É mais comum, hoje, que as empresas contratem pelas habilidades técnicas, sociais e a experiência do que propriamente pelo curso de formação do candidato. Isso oferece uma vantagem ao administrador, pois ele tem contato com diversas áreas”, explica.
O palestrante também esclareceu uma dúvida muito frequente entre os vestibulandos: a possibilidade de saturação do mercado de trabalho. “Sem dúvidas, o curso de Administração é um dos que mais formam profissionais a cada ano, mas, ao mesmo tempo, a oferta de vagas é muito grande, então não faltam oportunidades para os bons candidatos”, conclui.