Denison University, Grinnell College, Loyola Marymount University, Oberlin College and Conservatory e University of Texas at Austin
O sonho de Carolina Kuahara sempre foi cursar a graduação em uma universidade internacional. Neste ano, a jovem conseguiu realizá-lo ao ser aprovada na University of Texas at Austin. “A vontade de estudar no exterior existia desde a minha infância, mas foi a partir do momento em que decidi cursar Cinema que comecei a considerar essa ideia uma possibilidade concreta”, conta.
De acordo com a jovem, o Colégio Etapa forneceu os meios para que ela conseguisse realizar esse sonho. “Conquistei uma bolsa de estudos após participar do Desafio Etapa, mas o fator que motivou a minha decisão foi o acompanhamento oferecido pelo Setor Internacional para as candidaturas no exterior”, relembra Carolina.
Atividades extracurriculares
No Colégio Etapa, Carolina integrou diversas atividades extracurriculares que a ajudaram na escolha do curso e no processo de candidatura como um todo. Entre elas, destacam-se o Cria – Audiovisual e o Etapa Model United Nation (Emun).
Apesar de Carolina já se interessar por cinema, o Cria permitiu a ela aprofundar seus conhecimentos na área. “Essa atividade proporcionou o espaço necessário para que eu desenvolvesse e fortalecesse meu portfólio artístico, obrigatório para muitos cursos de artes”, relata a jovem.
“Já nos encontros do Emun, pude colocar em prática a minha habilidade de diálogo e realizar pesquisas sobre temas da atualidade. Isso foi muito valioso para a construção do repertório utilizado nas essays que escrevi para as universidades”, completa.
Preparação com o Etapa
Ao elaborar a sua college list, Carolina pesquisou sobre os cursos de cinema mais prestigiados do mundo e a trajetória dos profissionais da indústria cinematográfica que mais admirava. Além disso, a jovem considerou as experiências no exterior de ex-alunos do Colégio Etapa.
Na opinião de Carolina, o ponto alto de sua candidatura foi a média escolar obtida durante todo o Ensino Médio. “Eu sempre fiz questão de assegurar que as provas fossem minha prioridade, portanto, consegui manter uma média escolar alta, o que é bastante valorizado pelas universidades internacionais”, destaca.
“No Etapa, eu recebi todo o suporte necessário para tornar minha candidatura mais competitiva. O Setor Internacional foi o meu principal guia durante o processo de application¹, e as aulas preparatórias para o SAT e TOEFL foram essenciais para que eu obtivesse o melhor resultado possível nesses testes”, conta a ex-aluna.
As essays ocupam um papel de destaque na candidatura para a maioria das universidades norte-americanas, pois é por meio delas que as instituições podem conhecer melhor os estudantes. “Os plantões de essays foram fundamentais para que eu compreendesse melhor a estrutura do texto”, relata Carolina.
Enfim, universitária
Após ser aprovada em cinco instituições dos Estados Unidos, Carolina decidiu estudar Rádio, Televisão e Filme na University of Texas at Austin. “O curso é abrangente e aborda diferentes áreas da comunicação audiovisual, além de explorar os aspectos teóricos do ramo. Esse enfoque é muito importante para os estudantes interessados em seguir carreira acadêmica, crítica ou jornalística”, explica.
Após concluir a graduação, a jovem pretende trabalhar como produtora cinematográfica. Ela tem interesse em atuar na área administrativa dessa indústria, sendo responsável pela logística de mercado, de orçamento e de prazos dentro de uma produção.
Sobre a University of Texas at Austin
A University of Texas at Austin é uma das Public Ivies — grupo das universidades públicas mais prestigiadas dos Estados Unidos. Entre os ex-alunos da instituição que ocupam um papel de destaque na indústria cinematográfica estão os cineastas Wes Anderson e Robert Rodriguez, assim como os atores Matthew McConaughey e Renée Zellweger.
¹Application: termo utilizado para o processo de seleção para as universidades americanas e canadenses.