A chegada ao Ensino Médio traz consigo muitas responsabilidades, como escolher uma carreira e um curso de graduação, montar uma college list e se informar sobre os processos de admissão das universidades pretendidas.
No Brasil, os estudantes têm acesso a diversas fontes de informação que abordam as particularidades dos vestibulares das instituições de ensino superior do país. Porém, o mesmo não ocorre quando o assunto são os processos seletivos de universidades internacionais. Muitos candidatos interessados em estudar no exterior desconhecem quais são os critérios exigidos por instituições de ensino superior de outros países, por exemplo.
E para entender os processos de admissão de universidades do exterior é fundamental que os estudantes e suas famílias se familiarizem com expressões em inglês utilizadas para se referir à candidatura e à graduação em outros países. Pensando nisso, preparamos um glossário com os principais termos educacionais utilizados por instituições de ensino superior de nações como Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, em parceria com Vitor Marconi de Souza, college counselor do Colégio Etapa. Confira!
Um dos testes padronizados mais utilizados por universidades dos Estados Unidos como forma de avaliar o domínio dos estudantes nas áreas de Ciências, Inglês, interpretação de textos e Matemática.
Escritório responsável por avaliar os documentos exigidos no processo de candidatura de estudantes interessados em ingressar na instituição de ensino superior que este órgão representa.
Representantes de uma universidade internacional responsáveis pelos processos de admissão.
Conjunto de requisitos que são exigidos dos estudantes interessados em estudar em uma instituição americana ou canadense de ensino superior.
Formulário com dados pessoais, histórico escolar e outras informações do candidato a uma vaga em uma instituição de ensino superior internacional.
Lista de universidades internacionais para as quais um estudante gostaria de se candidatar.
Custo total de um estudante de uma instituição de ensino superior internacional, incluindo os gastos com a anuidade, livros, moradia e alimentação, por exemplo.
Prazos de atividades relacionadas à candidatura para uma instituição de ensino superior internacional, como para o envio de documentos e a inscrição para bolsas de estudos, por exemplo.
Teste padronizado que avalia a proficiência dos estudantes na língua inglesa. Apesar de não ser amplamente aceita pelas instituições internacionais de ensino superior, a prova tem ganhado maior visibilidade nos últimos anos.
Redações autobiográficas que são exigidas na candidatura de diversas universidades no exterior, especialmente nos Estados Unidos.
Atividades extracurriculares realizadas pelos estudantes que revelam seus interesses e habilidades, como esportes, aulas de instrumentos musicais, trabalho voluntário e olimpíadas científicas. Muitas instituições de ensino superior internacionais, especialmente nos Estados Unidos, consideram o envolvimento dos estudantes em atividades extraclasse ao avaliar suas candidaturas.
Taxas cobradas por universidades internacionais para a manutenção de diversos serviços, como laboratórios, bibliotecas e centros esportivos, por exemplo.
Auxílio financeiro oferecido por uma instituição de ensino superior internacional a estudantes que foram aceitos em seu processo seletivo.
Programas de pós-graduação de mestrado ou doutorado oferecido por instituições americanas, australianas e canadenses de ensino superior.
Plano que cobre os custos com despesas médicas de forma parcial ou total. A obtenção do seguro é obrigatória para estudantes de universidades do exterior.
Teste padronizado que avalia a proficiência na língua inglesa. É uma das provas mais aceitas por instituições americanas, canadenses e inglesas de ensino superior.
Entrevista exigida por algumas universidades do exterior como parte de seus processos seletivos. A etapa é realizada por admissions officers ou ex-alunos da instituição.
Cartas de recomendação escritas por professores, coordenadores e/ou diretores da escola de um estudante com o intuito de endossar a sua candidatura a uma instituição de ensino superior internacional.
Carta de motivação exigida na candidatura de algumas instituições internacionais de ensino superior, especialmente nos Estados Unidos e Reino Unido.
Programa de pós-graduação de mestrado ou doutorado oferecido por instituições de ensino superior. O termo é uma variação de graduate program.
Custos com moradia (room) e alimentação (board) em uma universidade do exterior.
Um dos testes padronizados mais utilizados por instituições americanas de ensino superior como forma de avaliar o domínio dos estudantes nas áreas de interpretação de texto, linguagem e Matemática.
Bolsa de estudos oferecida por universidades internacionais por mérito acadêmico, esportivo ou devido a outro talento do estudante.
Testes padronizados que medem o conhecimento dos candidatos em áreas específicas, bem como a proficiência na língua estrangeira em que serão ministradas as aulas em uma determinada instituição de ensino superior internacional.
Visto que permite o estudo em uma universidade do exterior.
Teste padronizado que avalia a proficiência na língua inglesa. É uma das provas mais aceitas por universidades do Canadá e dos Estados Unidos.
Histórico escolar dos candidatos, um dos documentos exigidos nos processos de admissão de instituições internacionais de ensino superior.
Anuidade paga pelos estudos em uma universidade do exterior.
Programa de graduação das instituições internacionais de ensino.
Estudantes de graduação de uma universidade do exterior.
Orientador acadêmico que auxilia os estudantes com seu progresso durante toda a graduação.
Trabalhos solicitados pelos professores, como ensaios, resumos e relatórios.
Formação acadêmica com duas graduações certificadas no diploma.
Prova aplicada pelos professores no final do semestre acadêmico.
Semana em que uma série de provas finais, de diferentes matérias, ocorrem nas universidades do exterior.
Estudantes do primeiro ano de graduação.
Professor que leciona múltiplas disciplinas, porém não tem um plano de carreira na instituição de ensino superior internacional e não participa de projetos de pesquisa.
Estágio realizado pelos estudantes dentro ou fora das universidades. Nos Estados Unidos, os estágios são realizados especialmente no verão do hemisfério norte, durante as férias universitárias. Saiba mais neste vídeo:
Estudantes do terceiro ano de graduação.
Aulas realizadas em forma de palestra, que permitem oferecer disciplinas introdutórias para mais de 100 estudantes. Nesses casos, há pouca interação entre os alunos e o professor.
Curso de graduação oferecido pelas instituições americanas de ensino superior.
Certificação concedida por diversas instituições americanas de ensino superior aos estudantes que, juntamente com a graduação, cursam disciplinas optativas concentradas dentro de uma mesma área de estudo, cumprindo uma carga horária mínima.
Quer saber mais sobre majors e minors? Então confira os depoimentos de ex-alunos do Colégio Etapa que estudam ou se formaram em instituições americanas de ensino superior:
Prova aplicada após a metade do semestre acadêmico.
Dia em que os estudantes se mudam para os dormitórios das universidades. Faz parte da cultura universitária de países como os Estados Unidos.
Palestras e workshops de orientação acadêmica para estudantes de uma instituição de ensino superior internacional no início do ano letivo.
Professor universitário com plano de carreira em uma instituição de ensino superior. Há diversos tipos de posições associadas a essa função, como, por exemplo, professores assistentes, associados ou já aprovados no período probatório.
Disciplinas oferecidas para turmas de, aproximadamente, 20 estudantes, com o objetivo de promover discussões e debates a partir de diferentes leituras em um formato mais informal.
Estudantes do quarto ano de graduação.
Estudantes do segundo ano de graduação.
Estudantes dos programas de pós-graduação de uma instituição de ensino superior internacional que ministram disciplinas introdutórias dos cursos de graduação ou auxiliam professores a corrigir trabalhos e a realizar outras atividades de suas matérias.
Gostou dessas informações sobre termos educacionais em inglês? “Conhecer expressões e palavras-chave relacionadas ao universo das instituições internacionais de ensino superior é essencial para entender os passos que devem ser dados antes e após o ingresso em uma universidade do exterior. Assim, o estudante pode encontrar as informações que precisa com mais facilidade, o que pode contribuir para o seu desempenho no processo seletivo e para sua adaptação em uma instituição de ensino superior de outro país”, destaca Vitor Marconi de Souza, college counselor do Colégio Etapa.
Quer saber mais sobre como estudar no exterior? Então nos siga nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!