O período de adaptação das crianças em uma escola nova pode ser desafiador. Por isso, essa fase requer atenção tanto dos pais quanto dos professores e dos orientadores pedagógicos. Quando esse processo envolve, especialmente, estudantes da Educação Infantil – ciclo no qual, geralmente, ocorre a primeira experiência dos pequenos longe da família –, é necessário ter ainda mais cuidado.
Para garantir que esse momento seja o mais tranquilo possível, os pais e a escola devem trabalhar em conjunto. “As famílias e a instituição educacional têm papéis diferentes nesse processo, mas ambas devem garantir que os pequenos se sintam seguros no ambiente escolar, participando de forma ativa das atividades escolares e interagindo com os colegas e os professores”, afirma Denise Santos, coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa Valinhos.
Quer saber mais? Então continue a leitura para entender melhor:
Os primeiros anos da vida de uma criança são essenciais para a sua formação – e cada fase do crescimento infantil é extremamente importante para a consolidação das competências humanas. Vale destacar que os pequenos permanecem em desenvolvimento constante durante toda a infância e que as transformações internas e externas ocorrem concomitantemente.
“O ingresso na escola, por exemplo, é o primeiro passo para que as crianças construam vivências fora do ambiente familiar. Sem falar que as experiências escolares contribuem para o desenvolvimento global dos pequenos. Por isso, o processo de adaptação escolar é tão valioso”, explica Santos.
Maria Carolina Maldonado, coordenadora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Colégio Etapa Vila Mascote, ressalta que cada criança se adequa à escola de uma maneira diferente: “Alguns estudantes levarão somente algumas horas para se adaptar, enquanto outros precisarão de mais tempo”, aponta.
"Outro ponto de atenção é que as crianças desse ciclo escolar estão em processo de formação e de amadurecimento das competências humanas, como as habilidades motoras, por exemplo. Nessa fase, elas também precisam aprender a lidar com uma série de desafios, incluindo aqueles que a entrada na escola costuma proporcionar", destaca Maldonado. Ela ainda evidencia que cabe ao colégio mediar os estudantes durante essa fase, para que eles consigam lidar com diferentes situações.
Por isso, a escola tem um papel fundamental na adaptação escolar infantil. Mas as responsabilidades da instituição de educação básica não param por aí! Saiba mais a seguir!
Como o processo de adaptação infantil ocorre no ambiente escolar, os professores e os orientadores pedagógicos conseguem identificar quais são as ações necessárias para que essa jornada seja harmônica para todos os envolvidos. Tais estratégias podem ser divididas em duas partes:
É por meio da escola que se torna possível construir um bom relacionamento entre estudantes, pais e professores, além de garantir que a experiência construída na memória dos pequenos os levem a se adaptar mais facilmente a novas situações, independentemente da fase da vida em que estejam.
O diálogo entre o colégio e as famílias deve ser mantido desde o início. “A escola pode se preparar para a recepção dos estudantes a partir do momento em que matrícula for realizada, a fim de obter algumas informações que possam facilitar a adaptação na escola”, sugere Maldonado.
“Dessa forma, é possível estruturar estratégias para otimizar o processo de adaptação e de aprendizagem das crianças. Além disso, a escola pode oferecer momentos de interação entre professores, pais e estudantes, como atividades em festas coletivas e nas reuniões que se fizerem necessárias”, acrescenta Santos.
Vale destacar que as crianças tendem a ficar mais seguras se os pais as permitem ser livres e independentes. “Longe do olhar da família, os pequenos costumam se adaptar com maior facilidade ao novo ambiente, interagindo com os colegas e os professores de uma forma mais natural. Por isso, os pais devem acompanhar a adaptação dos filhos com uma certa distância, confiando nos profissionais da escola escolhida por eles mesmos”, reitera Celia Passoni, coordenadora do Grupo Etapa.
Os professores e os orientadores pedagógicos também devem garantir que a adequação à escola seja tranquila para os estudantes – e uma maneira de fazer isso é preparando salas de aula que sejam acolhedoras e aconchegantes. Dessa forma, a escola consegue tranquilizar os pais, que ficam apreensivos em deixar “seus bens mais preciosos” em outras mãos, e mostrar que está empenhada em oferecer um ambiente seguro e confortável para as crianças.
"Além disso, os professores devem dar uma atenção especial para os pequenos, especialmente nos primeiros dias de aula, com o intuito de fazê-los perceber que eles estão em um ambiente confiável. Propor jogos e brincadeiras que estimulem a interação entre as crianças e os professores também é uma excelente alternativa", pontua Santos.
Agora que você já sabe qual é a importância da adaptação escolar para a formação infantil e o papel do colégio nessa fase, pode estar curioso para saber como os pais podem ajudar os filhos durante essa etapa. Pensando nisso, nós listamos algumas dicas que, com certeza, contribuirão para o sucesso dessa trajetória. Saiba mais a seguir!
Falar com os filhos sobre por que eles deverão ingressar em uma escola é uma ótima forma de facilitar a adaptação deles nesse local. “Os pequenos precisam entender que estão crescendo e, por isso, precisam começar a frequentar o ambiente escolar, onde poderão aprender coisas novas, além de conhecer e brincar com outras crianças”, explica Maldonado.
“Criar expectativas favoráveis, envolvendo os pequenos em uma atmosfera mágica com a qual eles podem se identificar – como “lá tem amigos” e “lá tem jogos e brincadeiras” –, também os estimula a querer ir para a escola”, afirma Passoni.
Inserir as crianças nos momentos de preparação para o início da vida escolar faz com que elas se acostumem mais facilmente com o processo. Segundo Maria Carolina, “pedir a ajuda dos filhos para preparar o lanchinho e separar o uniforme e o material escolar também pode ajudar. Dessa forma, os pequenos começarão a se adaptar à ideia de frequentar um novo ambiente”.
É fundamental que os pais fiquem atentos às grades de aulas e de atividades extraclasse da escola, respeitando os horários de entrada e de saída e não esquecendo itens essenciais. “Inserir as crianças em uma rotina facilita muito o processo de adaptação escolar. Além disso, os pequenos precisam sentir que tudo está sendo feito com amor, sabedoria e segurança e, ainda, que os pais confiam na escola”, afirma Santos.
“Para facilitar a fase de adaptação escolar dos filhos, os pais devem observar os reflexos do aprendizado das crianças, procurando identificar mudanças em suas ações dentro de casa”, comenta Santos. Assim, a família consegue ter uma noção maior de como esse processo está ocorrendo e analisar se é necessário algum ajuste.
“Além disso, no final de cada dia, os responsáveis devem perguntar para os pequenos como eles estão se sentindo, o que eles fizeram e aprenderam. E sempre que eles levarem atividades escolares para casa, os pais podem elogiar e até separar um cantinho para fixá-las”, destaca Passoni.
Os pais devem manter uma relação próxima com a escola e os coordenadores pedagógicos dos filhos, para que qualquer dificuldade na adaptação seja superada com um esforço conjunto. Segundo Maria Carolina Maldonado, é interessante que os pais informem os orientadores sobre como os filhos se sentem em relação à escola, aos professores e aos colegas.
Gostou dessas informações sobre o processo de adaptação das crianças na escola? Então assine a newsletter do Colégio Etapa para ficar por dentro dos principais assuntos relacionados ao universo da Educação Infantil!