Quando Vinícius Nunes Trofino checou a lista de aprovados no vestibular e viu seu nome, não conseguiu acreditar. “Fiquei atualizando a página, achando que era um engano, que tinha outra pessoa com o mesmo nome. Nesse primeiro momento, não assimilei que eu realmente tinha passado”, conta o ex-aluno do Curso Etapa.
“Eu fiquei um bom tempo olhando a lista. Quando entendi o que tinha acontecido, não cheguei ao ponto de chorar, só consegui ficar muito feliz. Decidi pregar uma peça na minha mãe, dizendo que não tinha sido dessa vez, mas logo contei a verdade, nos abraçamos e comemoramos muito juntos”, relembra o jovem.
Aprovado em Administração na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); em Finanças e Negócios na Universidade de São Paulo (USP); e em Economia na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Vinícius conta que decidiu fazer um curso preparatório após não ter entrado em instituições públicas no ano anterior. “Decidi fazer um curso pré-vestibular para tentar de novo. Eu sabia que poderia passar, já que tinha alcançado uma pontuação muito próxima a dos candidatos que foram selecionados”, afirma.
Segundo o jovem, esse resultado significou muito para sua família, porque os sonhos do ex-aluno do Etapa estavam sendo realizados. “Minha mãe mal pôde acreditar. Quando eles tinham a minha idade, também queriam estudar na Unicamp ou na USP, mas era muito difícil conseguir a aprovação sem a ajuda dos cursos pré-vestibulares”, explica.
A escolha do curso
Por mais que a Administração de Empresas estivesse presente em sua vida, devido à profissão de seus pais, a decisão de Vinícius não foi automática. “Eu estava em dúvida entre esse curso ou o de Economia. A certeza veio no próprio Etapa, quando foram realizadas palestras com profissionais da área e eu pude constatar que todos os temas pelos quais me interessava eram contemplados nessa graduação”, revela.
A versatilidade foi o fator decisivo para a escolha do jovem, considerando a abrangência do curso e as oportunidades oferecidas após a formação. “O aspecto multifacetado da profissão foi o que mais me atraiu, pois é possível exercer diversas atividades em empresas públicas e privadas, de diferentes segmentos”, diz.
A preparação com o Etapa
Após decidir fazer um curso preparatório, Vinícius escolheu o Etapa seguindo indicações de amigos. “Minhas expectativas foram atendidas. Todos me auxiliaram muito, desde professores e plantonistas até a equipe de apoio, especialmente nos momentos de maior insegurança”, relata.
A didática dos professores também foi algo que chamou atenção. “Eles sempre procuram demonstrar o que ensinam com exemplos do dia a dia, e isso contribui muito para a assimilação dos conteúdos”, comenta. O Departamento de Apoio e Orientação, por sua vez, o ajudou a estabelecer uma rotina de estudos.
Outro destaque do Curso Etapa, na opinião de Vinícius, foi a Área Exclusiva, que armazena as aulas gravadas, permitindo ao aluno acompanhar a distância, caso não seja possível assisti-las presencialmente. “Além dessa praticidade, o estudante também pode conferir os conteúdos extras, como as análises sobre as obras obrigatórias”, explica o jovem.
Mesmo já tendo prestado vestibular anteriormente, ele afirma que os simulados foram essenciais para que ele conseguisse entender o estilo dos exames. “No modelo Enem, por exemplo, para a correção, eles utilizavam o método de Teoria de Resposta ao Item (TRI), o mesmo utilizado pela banca avaliadora. Ao realizar diversas vezes as provas, pude desenvolver técnicas que usei efetivamente quando fui prestar os vestibulares”, conta.
Para melhorar o desempenho nas redações e saber como aprimorar suas habilidades textuais, Vinícius recorreu aos plantões de dúvidas, além de utilizar o Escreve Etapa – ferramenta por meio da qual os alunos enviam as redações para serem corrigidas.
“Eu tinha dúvidas sobre como construir o repertório, que deveria ir além dos textos de apoio dos exames. Os plantonistas me ajudaram com isso e eu fui, aos poucos, incluindo referências sobre outras áreas do conhecimento nas redações, o que me ajudou a aumentar a nota final”, afirma o ex-aluno.