MATRÍCULAS

Receba informações

Vestibular

Unesp: informações e dicas para ir bem no Vestibular 2022

Por Curso Etapa em 12/11/2021
Confira algumas dicas para se sair bem no Vestibular 2022 da Unesp.

Devido às medidas de distanciamento impostas pela pandemia da Covid-19, o Vestibular 2022 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) repetirá a estratégia adotada em 2020 e os candidatos realizarão as provas da primeira fase em dias separados: 14 e 15 de novembro de 2021. Já a segunda fase será aplicada para todos os vestibulandos no dia 19 de dezembro de 2021.

Quer saber mais detalhes sobre a edição deste ano? Então continue a leitura e confira as principais informações sobre a Unesp 2022, além de algumas dicas valiosas para ir bem no exame!

 

Oferta de vagas

Em 2022, a Unesp oferecerá cerca de 7,7 mil vagas em 136 cursos de graduação distribuídos por 24 cidades paulistas. Desse total, 3,8 mil vagas serão ofertadas por meio do Sistema Universal (SU) e 3,8 mil pelo Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) – que contempla os estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas e, ainda, os autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).

 

Estrutura da prova

Primeira fase

Para conter as aglomerações nos locais de prova, este ano a Unesp decidiu manter o modelo de aplicação adotado na última edição, de modo que a primeira fase terá cinco horas de duração e será dividida em dois dias – os candidatos das carreiras de Ciências Biológicas farão o exame no dia 14 de novembro, enquanto os vestibulandos das carreiras de Ciências Exatas e Humanidades realizarão as provas no dia 15 de novembro.

Em ambos os casos, o vestibular contará com 90 questões objetivas de conhecimentos gerais, que abordarão todas as disciplinas definidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ensino Médio:

  • Linguagens e Códigos: Arte, Educação Física, Inglês, Língua Portuguesa e Literatura;
  • Ciências Humanas: Filosofia, Geografia, História e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e Matemática: Biologia, Física, Matemática e Química.

 

Segunda fase

Tradicionalmente, a segunda fase da Unesp é constituída por 36 questões dissertativas e uma redação. Este ano, ainda devido à pandemia da Covid-19, a banca examinadora também decidiu manter o padrão adotado na última edição, em que os estudantes tiveram cinco horas para escrever um texto dissertativo-argumentativo e responder a 60 questões objetivas de conhecimentos específicos.

 

Intersecção entre as disciplinas

A interdisciplinaridade é uma característica marcante dos vestibulares da Unesp, por isso os estudantes devem se atentar aos enunciados e estar preparados para responder às questões, conectando os tópicos de diversas matérias.

“O estilo da prova da Unesp confirma o interesse da banca examinadora em selecionar candidatos que demonstrem conhecimentos sobre todas as disciplinas, especialmente nas carreiras mais concorridas”, afirma João Pitoscio Filho, coordenador pedagógico do Curso Etapa.

“Durante a preparação para o vestibular, muitos vestibulandos constroem uma rotina de estudos que contempla somente as matérias que eles mais dominam e deixam de lado os assuntos mais complexos. No caso da Unesp, essa estratégia é perigosa justamente por conta da interdisciplinaridade – que exige o domínio sobre as matérias de diferentes áreas do conhecimento. Sendo assim, a melhor estratégia é montar um cronograma de estudos amplo, considerando os tópicos de todas as disciplinas”, completa Filho.

 

Critérios avaliados na Redação

As redações produzidas pelos candidatos na segunda fase do vestibular da Unesp deverão atender aos seguintes critérios:

  • Tema: Os estudantes deverão desenvolver o texto de acordo com a temática proposta.
  • Estrutura: Os candidatos deverão redigir a redação com base no tipo dissertativo-argumentativo. Dessa forma, os vestibulandos precisarão demonstrar boa argumentação, organização de ideias e defesa clara de um ponto de vista. Os estudantes também precisarão demonstrar objetividade e coerência, levando em conta a temática e os materiais de apoio.
  • Expressão: Os vestibulandos devem desenvolver o texto de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, utilizando recursos coesivos, elementos gramaticais, grau de formalidade e vocabulário adequados e de forma correta.

 

Dicas para o vestibular da Unesp

  • Dominar o estilo da prova é essencial, tanto para saber o que esperar em termos de conteúdo, como também para superar o cansaço causado pela realização de uma prova longa. Por isso, fazer simulados e resolver provas antigas nos dias anteriores ao exame são boas dicas. Dessa forma, será possível se preparar física e mentalmente para o vestibular.
  • Ler cuidadosamente o comando da questão é fundamental para conseguir responder às questões com efetiva compreensão do que se pede. Além disso, o estudante deve refletir sobre o melhor momento para escrever a redação.

 

Dicas óbvias que evitam “desastres”

À primeira vista, alguns conselhos podem parecer óbvios, mas relembrá-los previne sérios problemas:

1) Evite contratempos com o trânsito

Se possível, visite o local do exame com antecedência para mapear o trajeto de carro e as opções de transporte público. Lembre-se de que haverá congestionamentos no dia da prova e é importante contar com rotas alternativas. Muitas pessoas perdem a prova porque não conseguem chegar a tempo.

 

2) Não chegue em cima da hora

Imprevistos acontecem o tempo todo. Contudo, o Vestibular da Unesp é um evento planejado com meses de antecedência, por isso espera-se que os estudantes consigam se organizar para comparecer ao local de prova no horário previsto em edital.

Sendo assim, programe-se para chegar antes da abertura dos portões. Dessa forma, se houver imprevistos durante o deslocamento, ainda será possível chegar a tempo.

 

3) Não jogue fora anos de estudos por indigestão

Não cometa excessos na véspera e no dia da prova. O consumo de refeições pesadas pode causar indigestão nos estudantes, comprometendo o desempenho no exame. Dê preferência aos alimentos leves, especialmente frutas e líquidos.

 

4) O que levar?

Lembre-se de separar todos os itens obrigatórios com antecedência para não se esquecer de nada no dia da prova:

  • Documento oficial com foto;
  • Caneta esferográfica de tinta preta e material transparente (considerando que ela pode falhar, leve mais de uma). Também é permitido levar uma régua transparente;
  • Máscara de proteção individual (leve mais de uma);
  • Álcool em gel 70%;
  • Saco plástico para o descarte das máscaras usadas.

Apesar de não ser obrigatório, é recomendável que o estudante leve água mineral e alimentos leves para não permanecer muito tempo em jejum. No Vestibular 2022 da Unesp, os candidatos poderão se alimentar dentro da sala, desde que abaixem a máscara por breves momentos.

 

5) Atente-se às instruções dos fiscais de prova

No dia da prova, ouça atentamente as orientações dos fiscais, especialmente quanto ao preenchimento do gabarito e da folha de redação. Após a explicação, se ainda restarem dúvidas, não hesite em perguntar.

 

Conheça mais o Curso Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades