No mês de julho, alunos do Colégio Etapa tiveram a oportunidade de participar de dois torneios internacionais de Handebol: a Partille Cup, que ocorreu na Suécia; e a Interamnia World Cup, realizada na Itália. Durante os campeonatos, nossas equipes feminina e masculina sub-18 competiram com jovens de diversas nações, como Alemanha, Dinamarca, França, Polônia e Uruguai.
De acordo com Alex Fleury, professor de Educação Física e treinador de Handebol do Colégio Etapa, essa experiência fortaleceu o espírito de equipe, a lealdade e a resiliência dos alunos. “Esse intercâmbio proporcionou aos nossos atletas um grande enriquecimento pessoal. Durante a viagem, eles puderam desenvolver competências socioemocionais importantes, como a autoconfiança, a empatia, a maturidade e a responsabilidade”, afirma.
Ao longo dos torneios, os alunos foram desafiados a enfrentar situações com as quais não estão habituados. “Na Partille Cup, os jogos foram realizados em quadras de grama, e a nossa equipe feminina competiu embaixo de chuva. Já na Interamnia World Cup, nossos times precisaram lidar com as altas temperaturas e chegaram a participar de até três jogos no mesmo dia”, relata Mariana Reupke, coordenadora de Educação Física do Colégio Etapa.
Além dos momentos em quadra, nossos atletas também aproveitaram momentos de descontração e contato com outras culturas. “Houve uma interação muito legal entre competidores de diferentes países, o que promoveu um importante intercâmbio cultural”, destaca.
“Esses 19 dias de viagem foram marcantes para toda a equipe, que pôde enfrentar atletas de alto nível técnico e vivenciar experiências inéditas. Nossos alunos precisaram aprender a conviver e a respeitar a individualidade de cada um, o que fortaleceu ainda mais o vínculo entre eles”, completa Reupke.
O que dizem os alunos do Colégio Etapa:
“Fazer parte da Interamnia World Cup e da Partille Cup foi incrível! Essa experiência ampliou a minha visão sobre o esporte, fortaleceu a conexão entre a nossa equipe e proporcionou aprendizados valiosos, incluindo novas maneiras de jogar.”
Luiza Machado Silva, aluna do Colégio Etapa.
“A experiência de viajar com meus amigos e os professores do Etapa foi extraordinária. Sou muito grato ao professor Alex e à professora Mariana pela oportunidade de representar o Brasil jogando Handebol no exterior.”
Rafael Yuri Maruyama Fugimoto, aluno do Colégio Etapa.
“Competir em dois grandes torneios da Europa foi uma das melhores experiências da minha vida. Nessa viagem, pudemos visitar outros países, conviver com pessoas diferentes e conhecer melhor nossos colegas. Um desafio foi a adaptação à temperatura durante as partidas, uma vez que os campeonatos foram realizados durante o verão europeu.”
Letícia Amaral Rizzi, aluna do Colégio Etapa.
Sobre os torneios de Handebol
A Interamnia World Cup é um dos maiores torneios internacionais de Handebol, reunindo atletas de 9 a 21 anos de todo o mundo. Ao longo dos últimos 49 anos, aproximadamente 10 mil times femininos e masculinos de 114 nações já se reuniram na cidade de Teramo, na Itália, para promover o esporte, aprender novas técnicas e competir com atletas de diversas partes do globo.
Criada em 1970, a Partille Cup é uma das maiores competições de Handebol infantojuvenil do mundo, realizada anualmente na cidade de Gotemburgo, na Suécia. Em 2023, cerca de 1200 equipes femininas e masculinas, formadas por atletas dos 8 aos 21 anos, participaram do campeonato em diferentes categorias.
Além de estimular a prática do Handebol, o torneio também promove diferentes projetos que visam criar um espaço onde cultura e esporte se encontram.