Alunos do Colégio Etapa conquistaram 11 medalhas no Torneio Brasileiro de Física (TBF) 2022, sendo duas de prata e nove de bronze. A competição, que ocorreu virtualmente entre os dias 9 e 16 de abril, contou com a presença de 81 estudantes de todo o país.
Durante o torneio, os participantes testaram seus conhecimentos em dois exames: um com questões teóricas e o outro com atividades experimentais. Inclusive, nosso aluno Gabriel Mazili Pedroza foi destaque ao receber o reconhecimento “Melhor prova experimental”.
Os resultados do TBF 2022 foram utilizados como critério de classificação para olimpíadas internacionais de Física. Dessa forma, dois alunos do Etapa representarão o Brasil na Olimpíada Ibero-americana de Física (OIbF) 2022, que será sediada pela Guatemala e acontecerá virtualmente entre os dias 1º e 8 de outubro.
Confira a relação dos alunos medalhistas no TBF 2022:
- Gabriel Mazili Pedroza – medalha de prata e classificação para a OIbF;
- Lucas Ribeiro Bortoletto – medalha de prata e classificação para a OIbF;
- Arthur Jiun Wei Hwang – medalha de bronze;
- Eduardo Lemes da Silva Martins – medalha de bronze;
- Felipe Lemes da Silva Martins – medalha de bronze;
- Hao Chen – medalha de bronze;
- Kevyn Thomas Correia – medalha de bronze;
- Murilo Martins Trevisan – medalha de bronze;
- Roberto Crepaldi Neto – medalha de bronze;
- Tomas Noronha Gradowski – medalha de bronze;
- Vanessa Nanami Furukawa Ohara – medalha de bronze.
Sobre o Torneio Brasileiro de Física
Organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), o torneio tem o intuito de estimular o interesse por essa disciplina, além de proporcionar desafios e vivências semelhantes às oferecidas em competições internacionais.
Puderam participar do TBF 2022:
- Estudantes que se destacaram nas edições de 2020 da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) ou da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e que aceitaram participar de seletivas para olimpíadas internacionais de Física;
- Os 10 estudantes de escolas privadas da 2ª série do Ensino Médio que tiveram a melhor nota teórica da terceira fase da OBF 2021;
- Os 15 estudantes de escolas públicas da 2ª série do Ensino Médio que tiveram a melhor nota teórica da terceira fase da OBF 2021.