Treze alunos do Colégio Etapa participaram da 67ª edição do Harvard Model United Nations (HMUN), evento em que estudantes de vários países representam os secretários, diretores e delegados que integram a Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é compreender e propor soluções para acontecimentos geopolíticos contemporâneos e de importância histórica.
Durante o evento, os alunos Raquel de Queiroz Pereira e Vinícius Barbosa Alvarez representaram a Mauritânia na mesa “Assentamentos Informais e Desenvolvimento Urbano” e conquistaram o prêmio Diplomatic Commendation Award, equivalente ao 3º lugar.
Eles debateram o tema com outros 88 delegados e lideraram a criação de um bloco composto por países em desenvolvimento, que planejou a implementação de políticas de prevenção ao surgimento de favelas ao redor do mundo.
Além da participação na simulação da ONU, Vinícius Alvarez também foi um dos selecionados para o concurso de redação do HMUN, cujo tema foi “Diplomacia na era da globalização”, e encerrou a competição entre os dez classificados.
“As simulações da ONU contribuem para o desenvolvimento dos alunos à medida que eles se veem diante de problemas reais e precisam propor soluções de alto impacto social. Para isso, eles precisam dispor de aptidões como a oratória, a empatia, o respeito, o trabalho em equipe e a cidadania”, destaca Luiz Carlos Dias, professor do Colégio Etapa e responsável pelo Etapa Model United Nations (EMUN), atividade extracurricular que prepara os alunos para as simulações da ONU.
Além da participação no HMUN, o grupo também visitou a Harvard University, a Columbia University e a sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque.
Para participar desse comitê, Pedro submeteu-se a um concorrido processo de seleção e, após a participação, foi reconhecido como um dos seis melhores integrantes da mesa.
O Harvard Model United Nations (HMUN) é o mais antigo e concorrido evento de simulação da ONU do mundo. Realizado pelos alunos de Harvard, o HMUN ocorre anualmente na cidade de Boston.
Em 2020, o evento ocorreu entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, e contou com a participação de mais 4 mil jovens de 50 países.
O Brasil ficou em 3º lugar entre os países que mais enviaram delegações – foram 17 delegações brasileiras, contra 18 da Turquia (2º lugar) e 112 dos Estados Unidos (1º lugar).