Blog de notícias do Colégio e Curso Etapa

Histórias para inspirar: Ricardo de Arruda

Escrito por Curso Etapa | 09/06/2020 13:05:51

Ricardo de Arruda sempre sonhou em estudar na Universidade de São Paulo (USP). Depois de superar o desafio de conciliar o terceiro ano do Ensino Médio com o cursinho pré-vestibular, ele foi aprovado no curso de Engenharia de Computação. “A USP é a instituição de ensino superior na qual eu sempre quis estudar. É uma sensação de dever cumprido e, ao mesmo tempo, um sonho se tornando realidade”, afirma.

Além da aprovação na Escola Politécnica (Poli), o ex-aluno do Curso Etapa também foi aprovado em Engenharia Química na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em Medicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O motivo do estudante escolher estudar Engenharia de Computação fica explícito quando descobrimos o seu hobby. Amante da cultura maker, Ricardo conciliava os estudos com o desenvolvimento de protótipos, impressões 3D e cortes a laser.

Assim como o seu passatempo, o apoio da mãe foi essencial para controlar a ansiedade pré-vestibular. “Ela me ajudava com tudo o que eu precisava, desde transporte e alimentação até o suporte emocional durante toda essa jornada. Eu tenho muito a agradecer”, relembra.

Quando o assunto é preparação para o vestibular, Ricardo destaca a importância de dedicar tempo aos estudos e se esforçar. Ele, que estudava 10h por dia, conta que as aulas de reforço foram uma das principais ferramentas que o ajudaram a conquistar a aprovação.

“Eu tive contato com questões da segunda fase desde o início das aulas, o que me ajudou a conhecer melhor as provas dissertativas. Além disso, recebi muitas dicas e aprendi muitas técnicas que me ajudaram nos exames”, conta.

Ricardo de Arruda ainda destaca o papel dos simulados na sua preparação. “Eles me ajudaram a ficar mais acostumado com as particularidades de cada exame, além da correção me permitir ter outras perspectivas sobre os conteúdos abordados. Isso contribuiu para que eu me sentisse mais confortável na hora de fazer as provas para valer”, explica.

Por último, o ex-aluno do Curso elogia o material didático do Etapa. “O conteúdo das apostilas é muito bem condensado. E os materiais destinados à revisão final possuem exercícios que me deram uma boa ideia do que apareceria nas provas da segunda fase. Eu até cheguei a usar o mesmo modelo de resolução das apostilas nos dias das provas”, revela.