Blog de notícias do Colégio e Curso Etapa

Prévia Fuvest 2021: compare as notas obtidas na primeira fase

Escrito por Curso Etapa | 15/01/2021 20:34:40

No dia 10 de janeiro de 2021, mais de 113 mil estudantes participaram da primeira fase do vestibular da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), considerada a principal porta de entrada para a Universidade de São Paulo (USP). A divulgação das notas de corte e da lista de convocados para a segunda fase está prevista para 1º de fevereiro.

Enquanto os resultados não são divulgados, os candidatos podem consultar a Prévia Fuvest, feita a partir de uma sondagem que o Etapa realiza há 18 anos, tendo antecipado corretamente muitas das grandes variações entre as notas de cortes observadas de um ano para o outro.

Ao consultar o relatório da Prévia Fuvest 2021, em www.etapa.com.br/previa, o estudante poderá analisar o seu desempenho em comparação com a média dos candidatos que concorrem a vagas para a mesma carreira e dentro da mesma modalidade.

Além disso, a Prévia também pode apontar tendências, como o nível de dificuldade da prova, a média de acertos e se as notas de corte tendem a ser maiores ou menores do que nos últimos anos, por exemplo.

Este ano, há uma tendência clara para o aumento das notas de corte, pois as médias da Fuvest 2021 estão superiores às da Prévia Fuvest 2020. Esse aumento é mais expressivo se analisarmos o desempenho dos candidatos de Ampla Concorrência (AC), cuja oferta de vagas diminuiu, em comparação com o ano passado. Já o aumento da oferta de vagas destinadas às demais modalidades – Escola Pública (EP) e Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) – pode significar a diminuição das notas de corte desses grupos, porém essa redução pode ser anulada pelo fato de as médias terem aumentado este ano.

Até o momento, mais de 10 mil candidatos já cadastraram suas notas na primeira fase da Fuvest na Prévia do Curso Etapa.

 

Clique aqui para acessar a Prévia Fuvest

 

Como funciona a sondagem

As médias indicam valores comparativos entre os respondentes da Prévia, portanto, não podem ser consideradas notas de corte extraoficiais. Além disso, quanto maior o percentual de respostas por carreira e modalidade, menor a margem de erro da sondagem.

Confira a seguir as médias de algumas carreiras da Fuvest com grande número de candidatos e de respondentes da Prévia (superior a 300):