MATRÍCULAS

Receba informações

Vestibular

Histórias para inspirar: Paloma Albuquerque Lizarzaburu

Por Colégio Etapa em 30/06/2021
Paloma Albuquerque Lizarzaburu conseguiu manter a mesma disciplina que tinha com as aulas presenciais, o que considera ter sido crucial para seu bom desempenho na Fuvest.

Paloma Albuquerque Lizarzaburu vai finalmente realizar o sonho de cursar Direito na Universidade de São Paulo (USP). Quando viu seu nome na relação de aprovados da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), a ex-aluna do Colégio Etapa sentiu que a missão mais desafiadora da sua vida, até então, havia sido cumprida.

“Na 2ª série do Ensino Médio, eu prestei vestibular para a carreira Treinamento, conquistando uma das melhores notas entre os candidatos dessa modalidade. Mas esse resultado não garantia a aprovação para valer. Por isso, conquistar uma vaga na USP tornou-se minha única meta no ano passado, e trabalhei muito por esse propósito. Acredito que a determinação foi fundamental para a concretização desse sonho, pois me preparar para os exames em meio a uma pandemia mostrou-se bastante desafiador”, afirma Lizarzaburu.

Com a necessidade de estudar integralmente em casa, a jovem percebeu que determinar uma estratégia seria fundamental para sua aprovação. “Eu organizei meus horários de estudos da forma mais próxima possível da rotina escolar pré-quarentena. Além disso, fiz um simulado por semana, uma redação a cada 15 dias e, ainda, procurei manter o foco total nas aulas, prestando muita atenção nas dicas que os professores forneciam e resolvendo o máximo de exercícios”, explica Lizarzaburu.

Dessa forma, Paloma conseguiu ter a mesma disciplina que tinha com as aulas presenciais, o que considera ter sido crucial para seu bom desempenho na Fuvest. “Por isso, minha primeira dica para os estudantes que irão prestar vestibular neste ano é seguir uma rotina de estudos. Eu também aconselho os vestibulandos a separarem um período para a prática de atividade física e os momentos de descanso e de lazer, visto que os cuidados com a saúde física e mental são essenciais”, destaca Lizarzaburu.

“Por último, recomendo que todos os candidatos façam os simulados como se fossem as provas reais, considerando o uso de máscara e o tempo de duração de cada prova. Fazer essas simulações foi fundamental para minha preparação, uma vez que esses testes me permitiram entender em quais pontos eu precisava melhorar e ter um melhor gerenciamento de tempo, de forma que consegui elaborar uma estratégia para cada vestibular”, complementa Lizarzaburu.

Paloma Albuquerque também acredita que os materiais didáticos do Etapa foram a base da sua preparação. “As apostilas são extremamente completas e constantemente atualizadas. A capacidade de síntese dos conteúdos, assim como o fato de os exercícios serem muito parecidos com as questões dos exames, se destaca. Sem falar na abrangência de perguntas inéditas, baseadas na experiência dos professores que conseguem determinar, com antecedência, as tendências das próximas edições”, alega Lizarzaburu.

Outro ponto que a caloura de Direito destaca é o setor de Apoio do Etapa. “O Colégio ofereceu um suporte remoto completo, o que foi muito importante para mim. Minhas orientadoras mantiveram contato comigo o tempo todo. Dessa forma, pude entender como a minha preparação estava evoluindo, o que me deixou aliviada e mais confiante”, frisa Lizarzaburu.

Se a estudante não soube descrever o que sentiu quando viu seu nome na lista, agora que está cursando a graduação dos seus sonhos entende exatamente quais são os sentimentos que a cercam. “O curso de Direito sempre foi uma das minhas principais opções. Isso porque, além de me identificar com a área de Humanidades, eu tive uma influência familiar: minha mãe é advogada. Ela deixou claro que apoiaria minha escolha profissional, independentemente da carreira, mas observar a rotina de trabalho dela me inspirou”, finaliza Lizarzaburu.

 

Conheça mais sobre o Colégio Etapa

Artigos Recomendados

Cadastre-se e fique sabendo das novidades