Gabriel Mazili Pedroza e Lucas Ribeiro Bortoletto, alunos do Colégio Etapa, foram premiados com duas medalhas de prata na Olimpíada Ibero-Americana de Física (OIbF) 2022. A competição, que ocorreu virtualmente entre os dias 1 e 8 de outubro, contou com a participação de 59 competidores de 17 países.
Além de Gabriel e Lucas, outros dois estudantes que integraram a delegação brasileira na OIbF 2022 receberam medalhas de ouro. Com esse resultado, o Brasil encerrou sua participação em 2º lugar no ranking geral.
Sobre a Olimpíada Ibero-Americana de Física
A OIbF foi realizada pela primeira vez em 1991, na Colômbia. Após um hiato de seis anos, o torneio ocorreu novamente em 1997 e seguiu a periodicidade anual, sempre em um país diferente. O intuito da competição é propagar o estudo da Física, desenvolvendo novos talentos nessa disciplina por meio do intercâmbio científico e cultural entre estudantes de diversas nacionalidades.
Podem participar da OIbF jovens menores de 18 anos que residam em países da América Latina, da Espanha e de Portugal, e que ainda não tenham participado de nenhuma edição da OIbF ou da Olimpíada Internacional de Física (IPhO).
Na OIbF, cada país pode enviar até quatro alunos participantes e dois professores delegados, que passam a integrar o júri internacional da competição. Durante o torneio, os participantes precisam realizar duas provas – uma teórica e outra experimental – em dias diferentes, com a duração máxima de cinco horas para cada exame. A programação do evento também inclui conferências, assembleias, apresentações culturais e palestras científicas.
O Brasil participa da OIbF desde 2000, totalizando 22 participações e 83 medalhas, sendo 47 de ouro, 19 de prata e 17 de bronze, além de 6 menções honrosas. Os melhores resultados da história da delegação brasileira foram em 2010, 2019, 2020 e 2021, ocasiões em que o Brasil obteve 4 medalhas de ouro.